Programa de telessaúde de enfrentamento ao coronavírus no Paraná: relato de experiência de enfermeiras na orientação de bolsistas multiprofissionais

Palavras-chave: Enfermagem., COVID-19, Telemonitoramento, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Relatar a experiência da atuação de três enfermeiras na orientação de onze acadêmicos bolsistas multiprofissionais em um programa de telessaúde de enfrentamento a COVID-19 no estado do Paraná.  A interação se deu totalmente de forma online e ocorreu no período de março a maio de 2020. Os resultados evidenciaram que a telessaúde é uma estratégia inovadora em saúde que contribuiu para a evitabilidade de deslocamento de usuários à procura direta dos serviços de saúde durante a pandemia. Na ótica das orientadoras, os acadêmicos apresentaram fragilidades para o telemonitoramento da COVID-19 e a educação permanente em saúde. A experiência teve a intenção de partilhar a inovação no atendimento multiprofissional da telessaúde no enfrentamento do novo coronavírus e se apresenta como uma inovadora ferramenta tecnológica frente às diversas áreas da saúde.

Biografia do Autor

Ana Paula Garbuio Cavalheiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Professora Colaboradora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Ana Luzia Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira. Doutora em Tecnologia em Saúde. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Carla Luiza da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Referências

1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na atenção Primária à Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado em 2020 dez 10]. Disponível em:
https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202004/14140606-4-ms-protocolomanejo-aps-ver07abril.pdf

2. World Health Organization (WHO). WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 3 March 2020 [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [citado em 2020 dez 07]. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---3-march-2020

3. Ministério da Saúde (BR). Portaria n. 467, de 20 de março de 2020. Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília (DF). 2020 mar. 23 [citado em 2020 dez 07]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996

4. Ministério da Saúde (BR). Departamento de Saúde Digital. Saúde Digital e Telessaúde [Internet]. [citado em 2020 dez 07]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-digital

5. Morsch J.A. Como funciona a telessaúde no Brasil, sua legislação e benefícios [Internet]. 2020 [citado em 2020 dez 07]. Disponível em: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/telessaude-brasil
6. Universidade Estadual de Londrina (UEL). Núcleo de telemedicina e telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Telessaúde Brasil Redes [Internet]. [citado em 2020 dez 08]. Disponível em: http://www.uel.br/hu/ntt/pages/telessaude-brasil-redes.php

7. Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Resolução n. 634 de 26 de março de 2020. Autoriza e normatiza, “ad referendum” do Plenário do Cofen, a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos e orientações com uso de meios tecnológicos, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF). 2020 mar. 27 [citado em 2020 dez 07]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-Cofen-n%C2%BA-634-2020.pdf

8. Paraná. Secretaria do Estado da Saúde. Telemedicina Paraná. Secretaria de Saúde. Curitiba, 2020. Disponível em https://www.saude.pr.gov.br/Galeria-de-Imagens/Governo-do-Parana-implanta-telemedicina-para-atendimentos-da-Covid-19 Acesso em: nov. 21.

9. Zhai P, Yanbing D, Xia W, Junke L, Yanjun Z, Yiming L. The epidemiology, diagnosis and treatment of COVID-19. Int. J. Antimicrob. Agents. [Internet]. 2020 [acesso em 2020 dez 07]; 55(5):105955. doi: 10.1016/j.ijantimicag.2020.105955

10. Wei-jie G, Zheng-yi N, Yu H, Wen-hua L, Chun-quan O, Jian-xing H, et al. Clinical Characteristics of Coronavirus Disease 2019 in China. N. Engl. J. Med. [Internet]. 2020. [acesso em 2020 dez 07]; 382:1708-1720. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2002032

11. Department of Health and Human Services United States. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Symptoms of Coronavirus [Internet]. Washington, 2020. [citado em 2020 dez 15]. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/symptoms-testing/symptoms.html

12. Ruotsalainen JH, Verbeek JH, Mariné A, Serra Cl. Preventing occupational stress in healthcare workers. Sao Paulo Med. J. [Internet]. 2016 [acesso em 2020 dez 15]; 134(1):92. doi: https://doi.org/10.1590/1516-3180.20161341T1

13. Ornell F, Halpern SC, Kessler FHP, Narvaez JCM. The impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of healthcare professionals. Cad. Saúde Pública (Online). 2020 [acesso em 2020 dez 15]; 36(4):e00063520. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00063520

14. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [citado em 2020 dez 10]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf

15. Ferreira L, Barbosa JSA, Esposti CDD, Cruz MM. Permanent Health Education in primary care: an integrative review of literature. Saúde Debate [Internet]. 2019 [acesso em 2020 dez 15]; 43(120):223-239. doi: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017

16. Silva LAA, Pinno C, Schmidt SMS, Noal HC, Gomes IEM, Signor E. A educação permanente no processo de trabalho de enfermagem. Rev. Enferm. Cent.-Oeste Min. [Internet]. [acesso em 2020 dez 15]; 6(3):2349-2361. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1027
Publicado
2022-03-31
Como Citar
1.
Cavalheiro APG, Rodrigues AL, da Silva CL. Programa de telessaúde de enfrentamento ao coronavírus no Paraná: relato de experiência de enfermeiras na orientação de bolsistas multiprofissionais. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 31mar.2022 [citado 23nov.2024];5(1):72-3. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/533
Seção
Relatos de experiência