http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/issue/feed Revista de Saúde Pública do Paraná 2025-02-25T19:41:39+00:00 Comissão de Editoração revista_spp@sesa.pr.gov.br Open Journal Systems <p>A Revista de Saúde Pública do Paraná<strong>&nbsp;</strong>(RSPP)<strong>&nbsp;</strong>trata-se de&nbsp;publicação periódica institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), que tem por objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde.&nbsp;</p> <p><strong>CLASSIFICAÇÃO B4 QUALIS/CAPES/2017-2020</strong> em 11 áreas: Educação, Enfermagem, Ensino, Farmácia, Interdisciplinar, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Odontologia, Psicologia e Saúde Coletiva.</p> <p><strong>ISSN impresso:</strong>&nbsp;2595-4474.<br><strong>ISSN online:&nbsp;</strong>2595-4482<strong><strong>.</strong></strong></p> http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1030 Percepções femininas no enfrentamento do câncer de mama 2025-02-18T19:22:42+00:00 Géssica Tuani Teixeira gessicateixeira@prof.unipar.br Andriele Karine Fernandes andriele.f@edu.unipar.br Gabrieli Valendorff g.valendorff@edu.unipar.br <p>Objetivou-se identificar as percepções das mulheres com câncer de mama. Trata-se de pesquisa de campo exploratória, descritiva, transversal e qualitativa, realizada por meio entrevista, abordando 11 mulheres em tratamento de câncer de mama. Observou-se mulheres com idade média de 55 anos, mães, católicas, brancas, casadas, com ensino médio e fundamental completo, agricultoras e residentes na área urbana. Quanto ao histórico hormonal e obstétrico, analisou-se menarca em &nbsp;média aos 13,8 e menopausa aos 46,5 anos e com histórico de câncer familiar. O câncer de mama impactou as vidas de maneira holística, afetando os aspectos emocionais, sociais, psicológicos e físicos. A resiliência, muitas vezes, gera nova perspectiva de vida e valorização da saúde e dos vínculos familiares. Já o apoio mútuo que compartilham ao viver esta experiência é essencial para o fortalecimento emocional.</p> 2025-02-18T19:22:42+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/944 Perfil clínico de pacientes portadores de sobrepeso e obesidade em um ambulatório de endocrinologia 2025-02-25T15:15:00+00:00 Jean Souza Moreira jeansouza_m@outlook.com Lalucha Mazzucchetti lalucha@terra.com.br Thais Ceresér Vilela vilelacthais@gmail.com <p>O objetivo do estudo foi analisar o perfil clínico de pacientes portadores de sobrepeso e obesidade em um ambulatório de endocrinologia de uma universidade de Santa Catarina. O estudo é transversal, com dados dos prontuários de pacientes atendidos entre 2020 a 2021. As principais categorias de excesso de peso encontradas foram sobrepeso (44,90%; n=22) e obesidade grau I (28,57%; n=14). Os dados indicaram que 55,10% dos indivíduos eram obesos, com uma prevalência estatisticamente maior de hipertensão arterial entre os obesos (88,89%) e de hipotireoidismo entre os pacientes com sobrepeso (45,45%). A amostra consistiu predominantemente de mulheres (73,47%), sendo 62,27% com histórico de Covid-19 e 67,35% com diabetes mellitus. Os pacientes obesos apresentaram média maior de idade (63,67 anos), peso (88,23 Kg) e índice de massa corporal (35,30 Kg/m²) em comparação aos pacientes com sobrepeso. Esses achados ressaltam a necessidade de intervenções específicas e acompanhamento clínico para esse grupo de pacientes.</p> 2025-02-25T15:15:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1008 Fatores Associados ao Consumo de Álcool na População Indígena Brasileira 2025-02-03T18:19:43+00:00 Rodrigo Pereira Pio rpereirapio@gmail.com Alexandre Kieslich Silva akieslich@gmail.com Renata Brasil Araújo renataudbrasil@terra.com.br <p>O consumo excessivo de álcool é um problema de saúde pública nas comunidades indígenas brasileiras. A falta de políticas eficazes e o estigma associado ao uso de substâncias agravam a situação, e a diversidade cultural e geográfica dificulta a padronização das escalas e a investigação sobre o consumo. Este artigo realizou uma revisão integrativa nas bases "PubMed" e "SciELO" com as palavras-chave: alcoholism, alcohol drinking, alcohol use, alcoholic beverages, indigenous people, Health of indigenous people, selecionando estudos específicos sobre populações indígenas brasileiras publicados entre 2002 e 2023. Foram incluídos 11 artigos. Fatores associados ao uso problemático incluíram beber sozinho, ser masculino, consumo diário e uso de cachaça. Fatores protetores incluíram a participação em comunidades evangélicas e ser feminino. Consequências principais foram brigas, suicídio, enfermidades e prejuízo laboral. A diversidade de dados é significativa, e a magnitude do problema é incerta devido a limitações metodológicas. É essencial continuar investigando o consumo de álcool em populações vulneráveis, considerando as características regionais.</p> 2025-02-03T18:19:05+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/989 Aprendizagem significativa no processo formativo de profissionais da saúde 2025-02-25T19:41:39+00:00 Fernanda Copetti Müller fe.copettimuller@yahoo.com.br Isabela Naves Conciani isabela.conciani@gmail.com Letícia Pinto Corrêa lpcadvogada@gmail.com Mariana Bolzani Bach mariana.bach@me.com Deivisson Vianna Dantas Santos deivianna@gmail.com Sabrina Stefanello binastefanello@gmail.com <p>Verificar quais estratégias de ensino político-pedagógicas podem ser aplicadas no processo formativo dos profissionais da saúde visando a formação de profissionais voltados para a atuação no Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa obtida a partir de buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. De um número inicial de 1525 artigos, aplicaram-se filtros, critérios de inclusão e exclusão e leitura dos estudos. Quatro artigos foram selecionados para esta pesquisa: Destes, elencou-se as seguintes categorias temáticas: integração do ensino-serviço-comunidade; valorização da preceptoria; construção colaborativa do conhecimento; facilitadores e obstáculos de mudanças no ensino. A partir da discussão com os estudos e a literatura vigente, conclui-se que é preciso formar profissionais de saúde capacitados a atuar de maneira crítica, multidisciplinar e em consonância com a realidade da população local e com os preceitos e operações do SUS.</p> 2025-02-25T18:20:10+00:00 ##submission.copyrightStatement##