http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/issue/feed Revista de Saúde Pública do Paraná 2023-03-24T13:57:05+00:00 Comissão de Editoração revista_spp@sesa.pr.gov.br Open Journal Systems <p>A Revista de Saúde Pública do Paraná<strong>&nbsp;</strong>(RSPP)<strong>&nbsp;</strong>trata-se de&nbsp;publicação periódica institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), que tem por objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde.&nbsp;</p> <p><strong>CLASSIFICAÇÃO B4 QUALIS/CAPES/2017-2020</strong> em 11 áreas: Educação, Enfermagem, Ensino, Farmácia, Interdisciplinar, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Odontologia, Psicologia e Saúde Coletiva.</p> <p><strong>ISSN impresso:</strong>&nbsp;2595-4474.<br><strong>ISSN online:&nbsp;</strong>2595-4482<strong><strong>.</strong></strong></p> http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/702 Avaliação do conhecimento de estudantes do ensino médio sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis 2023-02-13T20:44:38+00:00 André Ribeiro Alexandre andre0ribeiro2@gmail.com Larissa Beatriz Evangelista Santana Larissa.2137085@discente.uemg.br Arthur Henrique Resende Porto Arthur.2194727@discente.uemg.br Silas José Braz Filho Silas.2132358@discente.uemg.br Luiz Almeida Silva enfer_luiz@ufcat.edu.br Sérgio Valverde Marques Santos sergio.valverde@uemg.br Policardo Gonçalves Silva policardo.silva@uemg.br <p>O estudo avaliou o conhecimento de estudantes do ensino médio de um município do sudoeste de Minas Gerais sobre as ISTs. Primeiramente, aplicou-se um formulário eletrônico pré-atividade. Na sequência, foi ofertada uma atividade de educação em saúde, no formato EAD, a respeito das principais ISTs. Posteriormente, aplicou-se o questionário pós-atividade. Findada a coleta de dados, a qual ocorreu entre maio e agosto de 2021, os dados obtidos foram estatisticamente analisados pelos softwares Excel e STATA. Foram obtidas 168 respostas válidas no questionário pré-atividade e 126, no pós-atividade, sendo que 95 alunos responderam a ambos. No formulário pré-atividade destaca-se que 75 alunos (44,6%) declararam não saber o que são os testes rápidos para ISTs, e no formulário pós-atividade, somente 8 (6,3%) responderam. Acredita-se que o impacto da pandemia de COVID-19 na educação brasileira tenha sido notável em tal pesquisa, porém, os resultados alcançados mostram que a população participante foi beneficiada.</p> 2023-02-13T20:29:54+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/709 Desfecho do tratamento da tuberculose latente em pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana 2023-02-13T20:34:05+00:00 Lais Kaori Sato Murrugara kaori.laiss@gmail.com Lucas Vinícius Lima lvl.vinicius@gmail.com Gabriel Pavinati gabrielpavinati00@gmail.com Isadora Gabriella Paschoalotto Silva isaagabriella@gmail.com Letícia Rafaelle Souza Monteiro lerafaelle.12@gmail.com Nelly Lopes Moraes Gil nellylmoraesg@gmail.com Gabriela Tavares Magnabosco gtmagnabosco@uem.br <p>Objetivou-se analisar o desfecho do tratamento da infecção latente da tuberculose nas pessoas vivendo com HIV no Paraná. Realizou-se estudo descritivo, com dados secundários. A amostra se deu pelas pessoas vivendo com HIV em tratamento da infecção latente da tuberculose no Paraná entre 2019 e 2020. Foram excluídos casos com sorologia desconhecida do HIV e confirmação/suspeita da tuberculose ativa. Os dados foram analisados em software estatístico. Foram registrados 386 indivíduos, das quais 275 foram em 2019 e 111 em 2020. 61,4% das pessoas evoluíram com o tratamento completo, apesar de ainda notar-se alta taxa de abandono (10,4%). Conclui-se que houve diminuição do número de pessoas em tratamento, o que pode estar atrelado ao enfrentamento da pandemia da COVID-19. Dentre as pessoas em tratamento, o desfecho favorável da completude foi majoritário.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2023-02-13T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/759 INFOMED - Direto da bula: aplicação do uso de mídias sociais digitais como forma de divulgação sobre uso racional de medicamentos 2023-02-14T15:31:51+00:00 Joice Mara Cruciol jcruciol@uel.br Thiago Matias Alvarenga thiago.matias.alvarenga@uel.br Nathalia Viana Amaral nathalia.viana@uel.br <p>Estudos constatam que na população leiga predomina o desconhecimento acerca das informações para o uso correto de medicamentos. As redes sociais se tornaram um meio de comunicação e de compartilhamento de informações sobre todo tipo de assunto, incluindo indicações sobre uso de medicamentos. Por meio das plataformas Instagram® e Facebook®, o projeto divulga informações científicas presentes nas bulas de medicamentos, bem como livros e artigos científicos e alerta para os benefícios (e também perigos) do uso desses produtos que visam recuperar a saúde, convertendo dados científicos em linguagem simples que possa ser compreendida por pessoas leigas. O presente trabalho pretende descrever quais e como as informações foram divulgadas nas redes sociais do projeto e as interações do público com os temas. Descrever o crescimento do perfil InfoMed.UEL nas redes sociais, bem como o alcance e engajamento nas postagens do quadro Direto da Bula, ao longo de seis meses.</p> 2023-02-14T15:24:46+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/755 Formação para a interprofissionalidade e o matriciamento 2023-03-21T15:35:05+00:00 Meyrielle Belotti meyrielle.belotti@ufes.br Carolina Dutra Degli Esposti carolina.esposti@ufes.br Bruna Lídia Taño bruna.tano@ufes.br Magda Ribeiro Castro magda.soares@ufes.br Flávia Fonseca Venancio flavia.venacio2007@hotmail.com Caroline Travesani Marchezi caroltmarchezi@gmail.com Alexandra Iglesias leiglesias@gmail.com <p>Objetivou-se analisar as concepções de estudantes do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Educação Interprofissional sobre a formação para a interprofissionalidade e o matriciamento. Utilizou-se da técnica do Grupo Focal <em>on-line</em> para a coleta de dados. O registro da discussão foi submetido à análise de conteúdo. Os resultados delinearam três categorias: 1) Formação em interprofissionalidade, matriciamento e a experiência do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Educação Interprofissional; 2) Potencialidades da interprofissionalidade e do matriciamento; e 3) Desafios da interprofissionalidade e do matriciamento. O Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Educação Interprofissional configurou-se como uma ferramenta importante para o fomento da colaboração interprofissional e do exercício do matriciamento, proporcionando aos estudantes a aplicação dos conceitos e fundamentos da Educação Interprofissional no cenário das práticas.</p> 2023-03-14T13:57:37+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/708 Perfil dos casos de violência interpessoal e/ou autoprovocada no Paraná entre 2015 e 2018 2023-03-22T16:49:45+00:00 Emanuelle Nataly Silva emanuelle9904@gmail.com Glória Letícia Wenceslau Barão Marques gloriawenceslau@hotmail.com Clovis Wanzinack cloviswa@gmail.com <p>A pesquisa consiste na descrição do perfil epidemiológico das violências interpessoais e/ou autoprovocadas registradas por meio de notificações atendidas no Estado do Paraná entre 2015 e 2018. Estudo descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa, os dados foram coletados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação disponibilizados no banco de dados Tabnet. Foram notificados 108.081 casos de violência, sendo 34.733 casos relativos a homens e 108.081 a mulheres, e a faixa etária predominante: 15 a 19 anos (16,3%) para homens e 20 a 29 anos (19,1%) para mulheres. A residência se mostrou o lugar com o maior número de notificações (75,35%). A violência física (58%) foi a forma mais frequente. Na maioria dos casos, o agressor é da própria família (86,42%). Os resultados possibilitam refletir sobre medidas que possam amenizar os agravos e também prevenir cada tipo de violência, além de planejar e implementar políticas públicas com enfoques específicos.</p> 2023-03-22T16:29:20+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/733 Perfil de saúde sexual e a prevalência de infecções transmissíveis em estudantes universitários: Estudo Seccional 2023-03-23T18:56:06+00:00 Bruna Costa Bueno bueno.brunacosta@gmail.com Daiana Kloh Khalaf daianakloh@ufpr.br Celini Medina Vicenço Silva celini.medina@ufpr.br Rafaela Gessner Lourenço rafaelagessner@ufpr.br Márcia Helena Souza Freire marciahelenafreire@gmail.com Andrea Moreira Arrué andrea.ensp@gmail.com <p>As doenças que afetam os jovens refletem a organização social e os determinantes sócio-epidemiológicos, dentre elas as doenças transmissíveis, são consideradas um marco para mensurar a qualidade de vida, uma vez que refletem diretamente a educação e as condições de saúde de uma população. Este estudo objetiva descrever o perfil de saúde sexual e a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis na população de estudantes de uma universidade pública. Pesquisa seccional, exploratória, de abordagem quantitativa, de maio a agosto de 2021. Participaram 144 universitários, com predomínio do gênero feminino (78,5%), na faixa etária de 18 a 22 anos (45,8%) e raça branca (81,3%). Os resultados sinalizam a necessidade de aprofundamento da temática no contexto universitário, bem como apontam a relevância das ações de prevenção combinada, reafirmando serem prementes as ações de promoção da saúde junto à população de jovens universitários.</p> 2023-03-23T18:49:40+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/742 Sentimentos que motivam os pais e cuidadores a procurarem atendimento pediátrico de urgência e emergência 2023-03-24T13:13:18+00:00 Brenda Camargo Chagas brendacamargochagas@gmail.com Andressa Larissa Dias Müller Souza andressadmuller@gmail.com Izabela Nataly Nass izabelanatalynass@gmail.com Victor Manoel Pontes Rosa victormanoel.pontes@outlook.com <p>Esta pesquisa objetivou compreender quais são os sentimentos que motivam pais e cuidadores a procurarem atendimento pediátrico de urgência e emergência. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas, com perguntas relacionadas às emoções dos cuidadores mediante a busca por assistência à criança em Unidade de Pronto Atendimento. A coleta transcorreu em julho de 2022. Da análise de conteúdo por Bardin, emergiram como resultados três núcleos temáticos: sentimentos apresentados frente ao adoecimento da criança; principais sintomas; limite do cuidar. Constatou-se que as emoções dos pais e cuidadores são fundamentais em relação ao uso dos serviços de saúde. Espera-se que, por meio deste estudo, seja possível contribuir para a prática assistencial dos profissionais de saúde estimulando em seu exercício mais empatia e humanização e, ainda, que haja o fortalecimento do vínculo entre usuário e Atenção Primária em Saúde para um cuidado longitudinal e abrangente.</p> 2023-03-24T13:13:18+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/790 Perfil de automedicação por acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior na pandemia da Covid-19 2023-03-24T13:57:05+00:00 Aldalene Rocha Pereira aldalenerochap@gmail.com Adriane Siqueira Silva adrianesilvafarma@gmail.com Erika Marcília Silva Xavier erikamacilia503@gmail.com Paulo Sérgio Ferreira Lima sergiolima002@gmail.com Edilene Gadelha Oliveira edilenegadelha.farmacia@gmail.com <p>A automedicação é um problema recorrente de saúde pública devido ao uso indiscriminado de medicamentos. Este estudo analisou o perfil de automedicação por acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior na pandemia da Covid-19 com base em um questionário aplicado <em>on-line</em>. A maioria dos participantes era do gênero feminino, cursando Farmácia, no 10° semestre e já atuando como profissional de saúde. Destes, 36,9% foram diagnosticados com a doença pelo médico a partir de exames laboratoriais, e os principais sintomas relatados foram dor de cabeça (16%) e febre (13,7%). Os medicamentos mais utilizados, prescritos ou não por médicos, foram analgésicos e antitérmicos. A indicação de medicamentos foi realizada por outros profissionais de saúde, como o farmacêutico. Conclui-se que a automedicação se agravou durante a pandemia devido à procura por medicação para atenuar os sintomas da Covid-19 ou a falta de fármacos eficazes para o tratamento do novo coronavírus.</p> 2023-03-24T13:57:05+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/706 Integração ensino-serviço: relato da implantação do ambulatório pós-covid em um município do noroeste do Paraná 2023-03-22T15:20:59+00:00 Lucas Vinícius Lima lvl.vinicius@gmail.com Gabriel Pavinati gabrielpavinati00@gmail.com Clície Arrias Fabri profclicie@gmail.com Juliana Furlan Rabelo jufurlanrabelo@gmail.com Leidyani Karina Rissardo lkarina.rissardo@hotmail.com Gabriela Tavares Magnabosco gtmagnabosco@uem.br <p>Objetivou-se descrever o processo da implantação de um ambulatório para pacientes pós-covid em um município do noroeste do Paraná. Tratou-se de um relato de experiência enfatizando aspectos gerenciais e operacionais deste processo. O ambulatório estruturou-se pela integração ensino-serviço, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e Instituições de Ensino Superior locais. Os atendimentos iniciaram em agosto de 2021, sendo ofertados por docentes e discentes das Instituições, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. O projeto oferece assistência especializada e multiprofissional associada à pesquisa pós-covid, fortalecendo a atenção à saúde e promovendo o incentivo à ciência. Considera-se que o processo de implantação do serviço sugere resultados exitosos e benéficos. Posto que o ambulatório é pioneiro, a descrição do projeto pode embasar e subsidiar propostas similares no estado e no país, tendo em vista o desafio imposto pela COVID-19 frente à necessidade de seguimento das pessoas no decurso das complicações e sequelas da doença.</p> 2023-03-22T15:15:50+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/635 Teorias administrativas na gestão de qualidade em serviços de saúde 2023-02-13T20:34:04+00:00 Beatriz Maria Santos Santiago Ribeiro beatrizsantiago1994@hotmail.com Israel Naudimar Meneghini israelmotora@hotmail.com <p>A adoção das teorias administrativas na prática da gestão de qualidade em serviços de saúde, se torna necessário, afim, de ofertar a melhor a qualidade nos serviços de saúde. Objetivou em conhecer as teorias administrativas e identificar os pressupostos filosóficos das mesmas para aplicar na gestão de qualidade em serviços de saúde, por meio de um estudo teórico-reflexivo, ancorado em uma revisão narrativa da literatura científica. Foi realizada essa consulta do período de maio a julho de 2021. As teorias administrativas encontradas que alinhava a busca de informações e o objetivo dessa pesquisa foram: teoria das relações humanas, teoria burocrática, teoria estruturalista, teoria dos sistemas, teoria sociotécnica, teoria neoclássica, teoria clássica e a teoria contingencial. Considerações finais: As teorias administrativas demostram inovações para o processo de trabalho e denota-se a importância do processo de gerenciar, para novas perspectivas na forma de cuidar e na organização do trabalho, colaborando para a mudança de cultura e de processos das instituições de saúde.&nbsp;</p> 2023-02-13T20:28:50+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/732 Perspectivas da fila de espera por um transplante hepático no Paraná: uma revisão de literatura 2023-03-22T18:03:06+00:00 Diego Roos diegoroos1903@gmail.com Joice Schultz joicepsicoterapeuta@gmail.com <p>O aumento exponencial da fila de espera por um fígado é um dos maiores desafios dos serviços de transplante hepático mundiais. O estado do Paraná enfrenta outro agravante, a diminuição dos transplantes hepáticos realizados, sendo que o presente estudo, por meio de revisão narrativa, tem como objetivo identificar os desafios e elencar medidas para diminuir a espera por um fígado. Após a seleção dos artigos, no período de 2015 a dezembro de 2021, utilizamos 28 artigos e 3 documentos oficiais para análise da literatura. Evidenciamos a necessidade de identificar os fatores causadores do aumento da fila do transplante hepático e as possíveis soluções a serem aplicadas. Verificamos indícios consistentes de que aumentar o número de doadores de órgãos, expandir o modelo de captação de doador vivo e aperfeiçoar a política de gerenciamento de recursos são medidas necessárias para melhorar as perspectivas das pessoas que aguardam por um fígado no Paraná.</p> 2023-03-22T17:58:46+00:00 ##submission.copyrightStatement##