http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/issue/feed Revista de Saúde Pública do Paraná 2022-05-13T14:15:19+00:00 Comissão de Editoração revista_spp@sesa.pr.gov.br Open Journal Systems <p>A Revista de Saúde Pública do Paraná<strong>&nbsp;</strong>(RSPP)<strong>&nbsp;</strong>trata-se de&nbsp;publicação periódica institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), que tem por objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde.&nbsp;</p> <p><strong>ISSN impresso:</strong>&nbsp;2595-4474.</p> <p><strong>ISSN online:&nbsp;</strong>2595-4482<strong><strong>.</strong></strong></p> http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/670 Conquistas, desafios e fragilidades de um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde 2022-05-12T20:14:19+00:00 Anderson Vinicius Kugler Fadel fadelclin@gmail.com Izabel Cristina Meister Martins Coelho izabel.coelho@fpp.edu.br Luís Fernando Boff Zarpelon luis.zarpelon@unila.edu.br Márcio José Almeida marciojalmeida2015@gmail.com <p style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: 'Arial','sans-serif';">O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde é um instrumento de gestão através do qual são pactuados compromissos entre instituições de ensino superior e gestores municipais do Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa objetiva descrever as principais conquistas, desafios e fragilidades do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde-Guarapuava. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa documental. Algumas conquistas do processo de contratualização foram a transparência e equidade na regulação e gestão do acesso aos cenários de prática e o fortalecimento do Comitê Gestor Municipal durante a COVID-19. Configuram desafios e fragilidades a regulamentação das preceptorias, elaboração e execução de contrapartidas disparadoras de educação permanente, lacunas legislativas e o aumento no potencial formador. Despontam como estratégias o fortalecimento das preceptorias, sensibilização e pactuação com todos os níveis hierárquicos envolvidos, elaboração conjunta de contrapartidas disparadoras de educação permanente e a regionalização do contrato local. </span></p> 2022-05-12T19:59:57+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/615 Desfechos de partos em gestantes que positivaram COVID-19 em município paranaense 2022-05-13T14:15:19+00:00 Lediana Dalla Costa lediana@prof.unipar.br Flávia Cristina Ruaro flavia.ruaro@edu.unipar.br Alessandro Neves Popp alessandro.popp@edu.unipar.br Jadieli Simoni Roll jadielisimony@hotmail.com Emily Christina Dorneles Bruxel emily.bruxel@edu.unipar.br Gisely Fachinello gisely.f@edu.unipar.br Emanuelli Girardi emanuelli.girardi@edu.unipar.br Alessandro Rodrigues Perondi alessandroperondi@prof.unipar.br <p>A Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus <em>2 f</em>oi declarada pela Organização Mundial da Saúde como pandemia, em março de 2020. O quadro clínico da COVID-19 é bastante variável, visto que alguns pacientes são assintomáticos. Diante desta problemática, objetivou-se quantificar e descrever os principais desfechos de partos em gestantes e recém-nascidos com resultado positivo para COVID-19. Trata-se de pesquisa epidemiológica, documental, retrospectiva, com abordagem quantitativa, utilizando-se das fichas de notificação das gestantes positivas para COVID-19 e da declaração de nascidos vivos dos casos com desfecho do parto. O estudo foi realizado com 119 gestantes, destas, 48 eram puérperas, sendo pacientes que obtiveram resultado positivo para COVID-19, apresentando maior contaminação mulheres em idade fértil de 15 a 39 anos, solteiras e com ensino superior incompleto. Os sintomas mais relatados nas gestantes com COVID-19 foram cefaleia e tosse. A grande maioria dos casos apresentou desfecho positivo em relação à gestação.</p> 2022-05-13T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement##