Trata-se de publicação periódica institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), que tem por objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde. 

CLASSIFICAÇÃO B4 QUALIS/CAPES/2017-2020 em 11 áreas: Educação, Enfermagem, Ensino, Farmácia, Interdisciplinar, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Odontologia, Psicologia e Saúde Coletiva.

ISSN impresso: 2595-4474.
ISSN online: 2595-4482.

Missão

Publicar contribuições sobre os aspectos relacionados aos problemas de saúde da população e sobre a organização dos serviços e sistemas de saúde, bem como áreas correlatas. Busca também ser espaço para interlocução de experiências entre as instituições que compõe o Sistema de Saúde no Paraná.

Público-alvo

Servidores e dirigentes dos serviços de saúde que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando que o compartilhamento de informações científicas nas diversas vertentes da saúde pública e coletiva possam gerar conhecimento que auxilie nas tomadas de decisão, inovação e melhoria nos processos de trabalho. Também procura atingir acadêmicos, professores e pesquisadores, com o intuito de fomentar a pesquisa e inovação em saúde no Estado.

Escopo

A Revista de Saúde Pública do Paraná publicará trabalhos originais que estejam de acordo com os parâmetros éticos de autoria em sua produção. Sua submissão implica em transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (Número 9.610, de 19/02/98).

A revista publica, em cada edição, um mínimo de 60% de trabalhos originais. Serão publicados trabalhos nas seguintes modalidades: Artigos Originais; Artigos de Revisão Bibliométrica, Sistemática ou Integrativa; Relatos de Experiência; e Comunicações Breves. A submissão ocorrerá exclusivamente por meio do sistema OJS (Open Journal Systems) e estará sujeita a avaliação de seu mérito científico por pares (peer review).

Periodicidade e distribuição

Publicada trimestralmente em fluxo contínuo, a revista tem como princípio de distribuição de sua versão eletrônica o acesso aberto, ou seja, fornece acesso livre e imediato ao seu conteúdo de maneira online. O sistema em fluxo contínuo consiste na divulgação de artigos no site da RSPP tão logo eles tenham sido aprovados para publicação, não sendo necessário mais esperar o fechamento de uma edição a cada trimestre.

Avaliação pelos pares

A revista é constituída de corpo editorial científico constituído de especialistas em áreas que envolvem a promoção da saúde pública e coletiva, com participação na academia, garantindo o rigor científico das informações por ela veiculadas. Compõe-se de Editor Científico, Comissão de Editoração e outros responsáveis pelos conteúdos publicados e pelo respaldo técnico-científico à publicação. Além disso, compõem a estrutura da revista membros pareceristas, especialistas em vários campos da saúde pública, que participam da avaliação pelos pares. A avaliação será na modalidade duplo-cega. O processo de submissão de trabalhos será realizado através de chamada pública, a ser publicada na edição anterior, no site oficial da Escola de Saúde Pública do Paraná (www.escoladesaude.pr.gov.br) e na plataforma da revista no sistema OJS (http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp).

Indexadores

BVS - PORTAL DE REVISTAS CIENTÍFICAS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Oasisbr - Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto

GOOGLE ACADÊMICO 

SUMÁRIOS.ORG

LIVRE - PERIÓDICOS DE ACESSO ABERTO

DIADORIM - DIRETÓRIO DAS POLÍTICAS EDITORIAIS DAS REVISTAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

DOAJ - DIRECTORY OF OPEN ACCESS JOURNALS

 REDIB - RED IBEROAMERICANA DE INNOVACIÓN Y CONOCIMIENTO CIENTÍFICO

 MIAR - INFORMATION MATRIX FOR THE ANALYSIS OF JOURNALS

Associada à:

ABEC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS

  Os conteúdos desta revista estão disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons – 4. 0 Internacional.