Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Metadados: Inclua nome completo, e-mail, país, ORCID e biografia resumida de todos os autores na submissão (obrigatório).
- Originalidade: O artigo deve ser original, inédito e não estar em avaliação por outra revista.
- Direito Autoral: O autor deve concordar com a Declaração de Direitos Autorais.
- Documentação: Envie todos os documentos exigidos: Carta de Apresentação, Página de Título, Artigo e Declaração de Ética.
- Formatação: Siga as Diretrizes para Autores em relação às regras de estilo e normas da revista.
- Revisão: Revisar ortografia, gramática e tradução do resumo para o português antes da publicação.
Diretrizes para Autores
A Revista de Saúde Pública do Paraná (RSPP) aceita apenas artigos originais, inéditos e não submetidos a outras revistas.
- Isenção de taxas: Submissão, processamento e publicação são gratuitos.
- Responsabilidades:
- Autores: Envio de material e dados.
- Autores: Opiniões, conceitos e citações dos trabalhos.
- Revista: Sigilo na avaliação e comunicação com autores.
- Idioma: Português (BR).
- Plataforma de submissão: OJS (Open Journal Systems).
- Direito Autoral: Concordância com a "Declaração de Direito Autoral" do Creative Commons é obrigatória.
Observações:
Autores devem acompanhar o processo de submissão e manter e-mail atualizado no OJS.
AUTORIA
Ser autor de um artigo na RSPP significa:
- Contribuir substancialmente:
- Conceber o projeto ou analisar e interpretar dados.
- Redigir ou revisar criticamente o conteúdo intelectual.
- Revisar e/ou aprovar a versão final para publicação.
- Ser responsável pela exatidão e integridade do trabalho.
- Cumprir todas as 4 condições acima.
Definição da ordem dos autores:
- Responsabilidade dos autores e deve ser decidida antes da submissão.
- Todos os autores devem responder pela autoria e ter participado ativamente do trabalho.
- Não há limite de autores, desde que todos atendam aos critérios.
Dados dos autores para submissão:
- Incluir nos metadados:
- Seção (tipo de trabalho/categoria).
- Título do manuscrito.
- Dados completos de todos os autores (nome, e-mail, país, ORCID, instituição, resumo da biografia, papel).
- Palavras-chave (DeCS).
- Agências de fomento (se houver).
- Referências no Estilo Vancouver.
- Observações:
- A ausência destes dados pode resultar na rejeição da submissão.
- Cadastre-se em https://orcid.org/ para obter o ORCID.
- Submissões em coautoria:
- Incluir todos os autores na submissão, em ordem decrescente de relevância.
- Alterações na autoria não serão permitidas após a submissão.
- Submissões incompletas serão rejeitadas.
Ética e Direitos Autorais:
- Citar trabalhos de outros autores de forma adequada.
- Respeitar os direitos autorais de material protegido por copyright.
- Submissões serão verificadas para plágio e podem ser rejeitadas se detectado.
- Declarar conflitos de interesse (políticos e/ou financeiros) na Carta de Apresentação.
CATEGORIAS DE TRABALHOS ACEITOS
Artigos Originais:
- Pesquisa inédita: resultados replicáveis e/ou generalizáveis, teorias e pesquisas quantitativa/qualitativa.
- Limite: 5 ilustrações, 6.000 palavras (sem referências), resumo de 150 palavras (sem abreviaturas), 30 referências.
Artigos de Revisão:
- Síntese de pesquisas: conclusões gerais sobre uma área de estudo.
- Tipos: Revisão bibliométrica, sistemática ou integrativa.
- Não serão aceitas: Revisões narrativas.
- Limite: 4 ilustrações, 5.000 palavras (sem referências), resumo de 150 palavras (sem abreviaturas), sem limite de referências.
Relatos de Experiência:
- Experiências inovadoras em saúde: com potencial de aplicação em outras realidades.
- Tipos: Projetos aplicativos ou de intervenção.
- Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa: obrigatória para pesquisas com seres humanos.
- Limite: 4 ilustrações, 5.000 palavras (sem referências), resumo de 150 palavras (sem abreviaturas), 30 referências.
Comunicações Breves:
- Relatos curtos: contribuições de interesse para a saúde pública.
- Limite: 1 ilustração, 2.000 palavras (sem referências), resumo de 100 palavras (sem abreviaturas).
DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO
Para garantir a publicação do seu artigo na Revista de Saúde Pública do Paraná (RSPP), siga estas etapas:
1. Declaração de Direito Autoral:
- Ao submeter o artigo no sistema OJS, concorde com a "Declaração de Direito Autoral".
2. Declaração de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP):
- Pesquisas com seres humanos:
- Siga as Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
- Anexe a Declaração de aprovação do CEP (digitalizada em PDF) em "Arquivos da Submissão".
- Inclua o número e a data de aprovação do CEP no último parágrafo do método.
- Aplica-se a:
- Pesquisas originais (ex: estudo de caso).
- Relatos de experiência.
3. Página de Identificação e Submissão
Página de identificação e submissão - ANEXO
- Preencha este documento suplementar e anexe-o em "Arquivos da Submissão":
- Categoria do artigo.
- Título em português.
- Identificação completa de todos os autores:
- Nome completo.
- ORCID (https://orcid.org/0000-0000-0000-0000).
- Área de atuação (médico, enfermeiro, etc.).
- Titulação máxima.
- Filiação (instituição).
- Cidade, estado e país.
- E-mail.
- Autor submetente:
- Nome completo.
- Telefone (celular).
- Carta de submissão assinada digitalmente pelos autores.
- Principal contribuição científica do manuscrito e sua adequação ao escopo da revista.
- Afirmação de exclusividade para a RSPP.
- Autorização para publicação.
- Interesse em atuar como avaliador de artigos.
4. Manuscrito:
- Siga o template e as normas editoriais disponíveis nos links:
- Template: CLIQUE AQUI.
- Normas editoriais: CLIQUE AQUI.
- Utilize o modelo disponível no link: CLIQUE AQUI.
Link alternativo para os modelos: https://drive.google.com/drive/folders/1mH1RZMIgH5IxVgLkBLFZibdMKDFvXCKq?usp=sharing
Lembre-se:
- Siga rigorosamente as Diretrizes para Autores da RSPP.
- Submissões incompletas ou que não sigam as normas serão rejeitadas.
ESTRUTURA DO TEXTO
Artigos Originais e de Revisão:
- IMRD: Introdução, Método, Resultados e Discussão, Conclusão/Considerações Finais.
Cada seção deve conter:
Introdução:
- Tema e problema de pesquisa.
- Revisão da literatura.
- Objetivo.
Método:
- Metodologia empregada.
- Amostra e participantes.
- Local da pesquisa (sem nome da instituição sem autorização).
- Data da coleta de dados.
- Técnica de coleta de dados.
- Critérios de seleção da amostra.
- Obediência aos padrões éticos.
- Número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (se envolver seres humanos).
Resultados:
- Apresentação lógica e sequencial.
- Tabelas, quadros, gráficos e figuras complementares ao texto.
Discussão:
- Comparação/discussão com a literatura.
- Interpretação dos autores.
Conclusão/Considerações Finais:
- Achados mais importantes.
- Limitações da pesquisa.
- Implicações para futuras pesquisas.
Relato de Experiência e Comunicação Breve:
- Estrutura similar ao Artigo Original/Revisão (IMRD).
- Resultados e Discussão podem estar na mesma seção.
Observações:
- Clareza, objetividade, compreensibilidade e completude são essenciais em todas as seções.
FORMATAÇÃO
Normas Gerais:
- Estilo Vancouver: Siga as diretrizes do ICMJE (https://libguides.und.edu/citations/vancouver).
- Impessoalidade: Não revelar o nome dos autores no corpo do texto (Exceto em artigos de revisão).
Ex. "Estudo realizado por pesquisadores brasileiros¹" em vez de "Silva et al. (2010) realizaram um estudo". - Clareza e Objetividade: Priorize a linguagem clara e concisa, adequada ao tema e à terminologia científica.
- Revisão Linguística: É recomendável buscar assessoria profissional para revisão do texto em português e tradução do resumo para o inglês.
- Voz Ativa e Terceira Pessoa: Utilize a voz ativa e a terceira pessoa do singular na redação.
- Formatação:
- Fonte: Arial 12 (fonte 10 para citações diretas com mais de 3 linhas).
- Itálico: Apenas para palavras ou expressões em outro idioma ou em transliteração de depoimentos.
- Espaçamento: Entrelinhas 1,5 (inclusive resumo). Simples para título, descritores, citações diretas com mais de 3 linhas, depoimentos e referências bibliográficas.
- Recuo: 1,25 cm na primeira linha (exceto Resumo/Abstract e Referências).
- Alinhamento: Justificado (inclusive referências).
- Numeração de Páginas: Superior direito.
- Margens: 2,5 cm em todas as páginas.
- Formatos: Word, OpenOffice ou RTF.
Estrutura do Texto:
- Títulos das Seções: Caixa alta e negrito, sem recuo e numeração (INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS).
DEVE CONTER:
Elementos Essenciais
1. Título:
- Posicionamento: Centralizado.
- Formatação: Caixa alta e baixa, negrito.
- Limite de palavras: 15.
- Espaçamento: Simples.
2. Title:
- Posicionamento: Logo abaixo do Título.
- Formatação: Caixa alta e baixa, sem negrito.
- Limite de palavras: 15.
- Espaçamento: Simples.
3. RESUMO:
- Objetivo: Informativo, comunicando ao leitor:
- Objetivo(s) da pesquisa.
- Método utilizado.
- Resultados obtidos.
- Conclusões ou considerações finais.
- Limite de palavras: 150.
- Estrutura: Parágrafo único, sem recuo.
- Estilo: Frases concisas e afirmativas, evitando enumeração de tópicos.
- Primeira frase: Significativa, explicando o tema principal do estudo.
- Voz: Ativa, terceira pessoa do singular.
- Sem abreviaturas.
4. DESCRITORES:
- Posicionamento: Logo abaixo do RESUMO.
- Formatação:
- "DESCRITORES" em caixa alta e negrito.
- Descritores separados por ponto.
- Primeira letra de cada descritor em caixa alta.
- Espaçamento simples.
- Quantidade: 3 a 5.
- Seleção: Do índice dos Descritores em Ciências da Saúde DeCS (https://decs.bvsalud.org/).
- Clique em: "Termo Exato".
5. ABSTRACT:
- Tradução do RESUMO para o inglês.
6. DESCRIPTORS:
- Tradução dos DESCRITORES do português para o inglês (conforme DeCS).
7. CITAÇÕES:
- Sistema numérico: Identifica as obras citadas no texto.
- Numeração sobrescrita: Sem parênteses, antes do ponto.
- Sem nome dos autores: Evitar repetições desnecessárias.
- Citação sequencial:
- Números separados por hífen (7-9): Refere-se às referências 7, 8 e 9.
- Números separados por vírgula (7,9): Refere-se às referências 7 e 9.
- Citação direta (até 3 linhas):
- Aspas na sequência do texto.
- Sem itálico.
- Citação direta (mais de 3 linhas):
- Novo parágrafo com recuo de 2,5 cm.
- Sem itálico.
- Referência e página: Separadas por dois pontos (8:13).
- Exemplo: Refere-se à referência 8, página 13.
- Supressões: Indicadas por reticências entre colchetes [...].
8. DEPOIMENTOS:
- Novo parágrafo: Com recuo do bloco em 2,5 cm.
- Fonte Arial 12 em itálico: Enfatiza a fala do participante.
- Espaçamento simples entrelinhas: Facilita a leitura.
- Sem aspas: Apropriado para depoimentos transcritos.
- Comentários do autor: Entre colchetes e sem itálico.
- Esclarecem pontos específicos do depoimento.
- Identificação do participante: Codificada (explicar no método).
- Exemplo: [E1]: "A educação me proporcionou...". (Participante 1)
- Entre parênteses: Sem itálico, separada do depoimento por ponto.
- Indica a origem do depoimento.
9. REFERÊNCIAS:
- Estilo Vancouver: Adotado pela RSPP, conforme "Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a Revistas Biomédicas".
- Disponível em:
- Numeração consecutiva: Na ordem em que forem mencionadas no texto.
- Autores: Sobrenome seguido dos nomes abreviados, sem ponto.
- Mais de seis autores: Citar os seis primeiros seguidos de "et al.".
- Sem referências de fim de página ou nota de rodapé: Apenas na lista de referências.
- Citações de guias, manuais, cartilhas, cartazes e afins: Somente de organizações oficiais (IBGE, WHO, Ministério da Saúde, INCA, etc.).
- Sem citações de resumos e abstracts: Não são consideradas referências válidas.
- Limite máximo de 30 referências: Exceto para Artigos de Revisão.
- DOI: Utilizá-lo como endereço eletrônico quando disponível.
10. ILUSTRAÇÕES:
- Limite máximo:
- 5 para artigos originais.
- 4 para revisões e relatos de experiência.
- 1 para comunicações breves.
- Tipos de ilustrações:
- Tabelas.
- Quadros.
- Gráficos.
- Figuras.
- Formatação:
- Título na parte superior, alinhado à esquerda.
- Numeração consecutiva.
- Editáveis sempre que possível.
- Tabelas:
- Abertas nas laterais.
- Traços internos:
- Abaixo e acima do cabeçalho.
- Na parte inferior.
- Sem linhas verticais e horizontais no interior.
- Fonte: Elaborado pelos autores (ano): Indica a autoria da tabela.
- Quadros:
- Fechados.
- Referências no texto:
- Figura 1., Quadro 1., Gráfico 1., etc.
- Legenda:
- Na parte inferior da ilustração.
- Fonte 11.
- Alinhado à esquerda.
11. AGRADECIMENTOS:
- Breves e objetivos: Evitar detalhes desnecessários.
- Destinados a:
- Pessoas que prestaram ajuda técnica (não coautoras).
- Instituições financiadoras e de apoio.
- Exemplo:
Agradecemos ao [nome da instituição] pelo apoio financeiro e à [nome da pessoa] pela colaboração técnica.
Observações:
- Ilustrações de qualidade aumentam o valor do artigo.
- Utilize ferramentas adequadas para criar ilustrações de alta qualidade.
- Agradecimentos demonstram gratidão e reconhecimento.
- Formatação adequada aumenta a clareza e confiabilidade do artigo.
- Atenção às normas evita erros e atrasos na publicação.
PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS
1. Análise Editorial Inicial:
- Comissão Editorial: Responsável pela primeira avaliação.
- Critério: Verificação da contribuição do manuscrito à linha editorial da revista.
- Ações Possíveis:
- Solicitação de modificações aos autores dentro de um prazo determinado.
- Rejeição do manuscrito caso não se adeque à linha editorial.
- Comunicação aos Autores: Decisão da análise será comunicada aos autores.
2. Revisão por Pares (Peer Review):
- Avaliação por Especialistas:
- Dois pareceristas (membros do conselho editorial ou ad-hoc) convidados pela Comissão Editorial.
- Análise do mérito científico do manuscrito.
- Decisão do Editor:
- Baseada nas avaliações dos pareceristas.
- Possíveis decisões:
- Aceitação do manuscrito para publicação.
- Reenvio ao autor para modificações.
- Rejeição justificada aos autores.
- Prazo para Modificações:
- 7 dias para que os autores reenviem o manuscrito revisado via sistema de editoração.
3. Critérios de Avaliação:
- Além das normas de formatação, serão considerados:
- Atualidade do tema.
- Originalidade e relevância da pesquisa.
- Consistência científica do estudo.
- Respeito às normas éticas.
- Objetivo: Avaliar a qualidade e o rigor científico do manuscrito.
4. Restrições Futuras:
- Autores que:
- Abandonarem a submissão na RSPP.
- Encaminharem o artigo para outra revista durante o processo de avaliação.
- Restrições:
- Serão impedidos de submeter novos artigos à RSPP por um período determinado.
5. Transparência e Comunicação:
- Contato com os Editores:
- É fundamental que os autores entrem em contato imediato com os editores caso percebam que não conseguirão cumprir os prazos.
- Comunicação Aberta:
- É essencial manter uma comunicação aberta e transparente com os editores.
- Respeito aos avaliadores é fundamental para manter uma boa relação com as publicações acadêmicas e científicas.
Lembre-se:
- O processo de avaliação de manuscritos é rigoroso e visa garantir a qualidade e a relevância dos artigos publicados na RSPP.
- A RSPP valoriza o trabalho de todos os envolvidos no processo de submissão e espera que os autores sigam as normas e prazos estabelecidos.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com os editores da revista.
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REVISÃO DE TEXTO E TRADUÇÃO DO RESUMO
ATENÇÃO: Após a aceitação do seu artigo pelos avaliadores e editor para publicação na Revista de Saúde Pública do Paraná (RSPP), siga estas etapas para a revisão de texto e tradução:
Prazo: 14 dias
1. Declaração de Revisão de texto e Tradução do resumo:
- Revisão e tradução obrigatória por profissional qualificado.
- Artigo revisado e resumo traduzido acompanhado de declaração do revisor/tradutor:
- Identificação, formação e registro do revisor/tradutor.
- Nesta etapa, devem ser verificadas as normas de formatação do artigo e a normalização de citações e referências (Vancouver)
2. Prova:
- Revisão final do artigo pelo autor após a revisão de texto e tradução e da página de identificação dos autores na ordem correta:
- Arquivo enviado nesta etapa considerado a versão final para publicação. (Retirar comentários e anotações)
- Modificações não serão permitidas após esta etapa.
Observações:
- A RSPP reserva-se o direito de solicitar revisão adicional do texto ou da tradução se necessário.
- O autor é responsável por arcar com os custos da revisão de texto e tradução.
-
INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!
Para ser revisor ou tradutor não é necessário ter formação específica, pois não se trata de uma profissão regulamentada, ou seja, qualquer pessoa, independente da formação, pode fornecer certificado de revisão e tradução. Diante da importância de um texto científico, pedimos que este profissional possua qualificação e experiência na área. Para tanto solicitamos que o mesmo se identifique na declaração com CPF ou número de registro de diploma (se possuir).
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Declaração de Direito Autoral
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.