O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Metadados: Inclua nome completo, e-mail, país, ORCID e biografia resumida de todos os autores na submissão (obrigatório).
  • Originalidade: O artigo deve ser original, inédito e não estar em avaliação por outra revista.
  • Direito Autoral: O autor deve concordar com a Declaração de Direitos Autorais.
  • Documentação: Envie todos os documentos exigidos: Carta de Apresentação, Página de Título, Artigo e Declaração de Ética.
  • Formatação: Siga as Diretrizes para Autores em relação às regras de estilo e normas da revista.
  • Revisão: Revisar ortografia, gramática e tradução do resumo para o português antes da publicação.

Diretrizes para Autores

A Revista de Saúde Pública do Paraná (RSPP) aceita apenas artigos originais, inéditos e não submetidos a outras revistas.

  • Isenção de taxas: Submissão, processamento e publicação são gratuitos.
  • Responsabilidades:
    • Autores: Envio de material e dados.
    • Autores: Opiniões, conceitos e citações dos trabalhos.
    • Revista: Sigilo na avaliação e comunicação com autores.
  • Idioma: Português (BR).
  • Plataforma de submissão: OJS (Open Journal Systems).
  • Direito Autoral: Concordância com a "Declaração de Direito Autoral" do Creative Commons é obrigatória.

Observações:
Autores devem acompanhar o processo de submissão e manter e-mail atualizado no OJS.

AUTORIA

Ser autor de um artigo na RSPP significa:

  • Contribuir substancialmente:
    • Conceber o projeto ou analisar e interpretar dados.
    • Redigir ou revisar criticamente o conteúdo intelectual.
    • Revisar e/ou aprovar a versão final para publicação.
    • Ser responsável pela exatidão e integridade do trabalho.
  • Cumprir todas as 4 condições acima.

Definição da ordem dos autores:

  • Responsabilidade dos autores e deve ser decidida antes da submissão.
  • Todos os autores devem responder pela autoria e ter participado ativamente do trabalho.
  • Não há limite de autores, desde que todos atendam aos critérios.

Dados dos autores para submissão:

  • Incluir nos metadados:
    • Seção (tipo de trabalho/categoria).
    • Título do manuscrito.
    • Dados completos de todos os autores (nome, e-mail, país, ORCID, instituição, resumo da biografia, papel).
    • Palavras-chave (DeCS).
    • Agências de fomento (se houver).
    • Referências no Estilo Vancouver.
  • Observações:
    • A ausência destes dados pode resultar na rejeição da submissão.
    • Cadastre-se em https://orcid.org/ para obter o ORCID.
  • Submissões em coautoria:
    • Incluir todos os autores na submissão, em ordem decrescente de relevância.
    • Alterações na autoria não serão permitidas após a submissão.
    • Submissões incompletas serão rejeitadas.

Ética e Direitos Autorais:

  • Citar trabalhos de outros autores de forma adequada.
  • Respeitar os direitos autorais de material protegido por copyright.
  • Declarar conflitos de interesse (políticos e/ou financeiros) na Carta de Apresentação.

CATEGORIAS DE TRABALHOS ACEITOS

Artigos Originais:

  • Pesquisa inédita: resultados replicáveis e/ou generalizáveis, teorias e pesquisas quantitativa/qualitativa.
  • Limite: 5 ilustrações, 6.000 palavras (sem referências), resumo de 150 palavras (sem abreviaturas), 30 referências.

Artigos de Revisão:

  • Síntese de pesquisas: conclusões gerais sobre uma área de estudo.
  • Tipos: Revisão bibliométrica, sistemática ou integrativa.
  • Não serão aceitas: Revisões narrativas.
  • Limite: 4 ilustrações, 5.000 palavras (sem referências), resumo de 150 palavras (sem abreviaturas), sem limite de referências.

Relatos de Experiência:

  • Experiências inovadoras em saúde: com potencial de aplicação em outras realidades.
  • Tipos: Projetos aplicativos ou de intervenção.
  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa: obrigatória para pesquisas com seres humanos.
  • Limite: 4 ilustrações, 5.000 palavras (sem referências), resumo de 150 palavras (sem abreviaturas), 30 referências.

Comunicações Breves:

  • Relatos curtos: contribuições de interesse para a saúde pública.
  • Limite: 1 ilustração, 2.000 palavras (sem referências), resumo de 100 palavras (sem abreviaturas).

 DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO

Para garantir a publicação do seu artigo na Revista de Saúde Pública do Paraná (RSPP), siga estas etapas:

1. Declaração de Direito Autoral:

  • Ao submeter o artigo no sistema OJS, concorde com a "Declaração de Direito Autoral".

2. Declaração de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP):

  • Pesquisas com seres humanos:
    • Siga as Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
    • Anexe a Declaração de aprovação do CEP (digitalizada em PDF) em "Arquivos da Submissão".
    • Inclua o número e a data de aprovação do CEP no último parágrafo do método.
  • Aplica-se a:
    • Pesquisas originais (ex: estudo de caso).
    • Relatos de experiência.

3. Página de Identificação e Submissão
Página de identificação e submissão - ANEXO

  • Preencha este documento suplementar e anexe-o em "Arquivos da Submissão":
    • Categoria do artigo.
    • Título em português.
    • Identificação completa de todos os autores:
      • Nome completo.
      • ORCID (https://orcid.org/0000-0000-0000-0000).
      • Área de atuação (médico, enfermeiro, etc.).
      • Titulação máxima.
      • Filiação (instituição).
      • Cidade, estado e país.
      • E-mail.
    • Autor submetente:
      • Nome completo.
      • Telefone (celular).
  • Carta de submissão assinada digitalmente pelos autores.
    • Principal contribuição científica do manuscrito e sua adequação ao escopo da revista.
    • Afirmação de exclusividade para a RSPP.
    • Autorização para publicação.
    • Interesse em atuar como avaliador de artigos.

4. Manuscrito:

  • Siga o template e as normas editoriais disponíveis nos links:

Link alternativo para os modelos: https://drive.google.com/drive/folders/1mH1RZMIgH5IxVgLkBLFZibdMKDFvXCKq?usp=sharing

Zip

Lembre-se:

  • Siga rigorosamente as Diretrizes para Autores da RSPP.
  • Submissões incompletas ou que não sigam as normas serão rejeitadas.

ESTRUTURA DO TEXTO 

Artigos Originais e de Revisão:

  • IMRD: Introdução, Método, Resultados e Discussão, Conclusão/Considerações Finais.

Cada seção deve conter:

Introdução:

  • Tema e problema de pesquisa.
  • Revisão da literatura.
  • Objetivo.

Método:

  • Metodologia empregada.
  • Amostra e participantes.
  • Local da pesquisa (sem nome da instituição sem autorização).
  • Data da coleta de dados.
  • Técnica de coleta de dados.
  • Critérios de seleção da amostra.
  • Obediência aos padrões éticos.
  • Número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (se envolver seres humanos).

Resultados:

  • Apresentação lógica e sequencial.
  • Tabelas, quadros, gráficos e figuras complementares ao texto.

Discussão:

  • Comparação/discussão com a literatura.
  • Interpretação dos autores.

Conclusão/Considerações Finais:

  • Achados mais importantes.
  • Limitações da pesquisa.
  • Implicações para futuras pesquisas.

Relato de Experiência e Comunicação Breve:

  • Estrutura similar ao Artigo Original/Revisão (IMRD).
  • Resultados e Discussão podem estar na mesma seção.

Observações:

  • Clareza, objetividade, compreensibilidade e completude são essenciais em todas as seções.

 

FORMATAÇÃO

Normas Gerais:

  • Estilo Vancouver: Siga as diretrizes do ICMJE (https://libguides.und.edu/citations/vancouver).
  • Impessoalidade: Não revelar o nome dos autores no corpo do texto (Exceto em artigos de revisão).
    Ex. "Estudo realizado por pesquisadores brasileiros¹" em vez de "Silva et al. (2010) realizaram um estudo". 
  • Clareza e Objetividade: Priorize a linguagem clara e concisa, adequada ao tema e à terminologia científica.
  • Revisão Linguística: É recomendável buscar assessoria profissional para revisão do texto em português e tradução do resumo para o inglês.
  • Voz Ativa e Terceira Pessoa: Utilize a voz ativa e a terceira pessoa do singular na redação.
  • Formatação:
    • Fonte: Arial 12 (fonte 10 para citações diretas com mais de 3 linhas).
    • Itálico: Apenas para palavras ou expressões em outro idioma ou em transliteração de depoimentos.
    • Espaçamento: Entrelinhas 1,5 (inclusive resumo). Simples para título, descritores, citações diretas com mais de 3 linhas, depoimentos e referências bibliográficas.
    • Recuo: 1,25 cm na primeira linha (exceto Resumo/Abstract e Referências).
    • Alinhamento: Justificado (inclusive referências).
    • Numeração de Páginas: Superior direito.
    • Margens: 2,5 cm em todas as páginas.
    • Formatos: Word, OpenOffice ou RTF.

Estrutura do Texto:

  • Títulos das Seções: Caixa alta e negrito, sem recuo e numeração (INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS).

DEVE CONTER:

Elementos Essenciais

1. Título:

  • Posicionamento: Centralizado.
  • Formatação: Caixa alta e baixa, negrito.
  • Limite de palavras: 15.
  • Espaçamento: Simples.

2. Title:

  • Posicionamento: Logo abaixo do Título.
  • Formatação: Caixa alta e baixa, sem negrito.
  • Limite de palavras: 15.
  • Espaçamento: Simples.

3. RESUMO:

  • Objetivo: Informativo, comunicando ao leitor:
    • Objetivo(s) da pesquisa.
    • Método utilizado.
    • Resultados obtidos.
    • Conclusões ou considerações finais.
  • Limite de palavras: 150.
  • Estrutura: Parágrafo único, sem recuo.
  • Estilo: Frases concisas e afirmativas, evitando enumeração de tópicos.
  • Primeira frase: Significativa, explicando o tema principal do estudo.
  • Voz: Ativa, terceira pessoa do singular.
  • Sem abreviaturas.

4. DESCRITORES:

  • Posicionamento: Logo abaixo do RESUMO.
  • Formatação:
    • "DESCRITORES" em caixa alta e negrito.
    • Descritores separados por ponto.
    • Primeira letra de cada descritor em caixa alta.
    • Espaçamento simples.
  • Quantidade: 3 a 5.
  • Seleção: Do índice dos Descritores em Ciências da Saúde DeCS (https://decs.bvsalud.org/).
  • Clique em: "Termo Exato".

5. ABSTRACT:

  • Tradução do RESUMO para o inglês.

6. DESCRIPTORS:

  • Tradução dos DESCRITORES do português para o inglês (conforme DeCS).

7. CITAÇÕES:

  • Sistema numérico: Identifica as obras citadas no texto.
  • Numeração sobrescrita: Sem parênteses, antes do ponto.
  • Sem nome dos autores: Evitar repetições desnecessárias.
  • Citação sequencial:
    • Números separados por hífen (7-9): Refere-se às referências 7, 8 e 9.
    • Números separados por vírgula (7,9): Refere-se às referências 7 e 9.
  • Citação direta (até 3 linhas):
    • Aspas na sequência do texto.
    • Sem itálico.
  • Citação direta (mais de 3 linhas):
    • Novo parágrafo com recuo de 2,5 cm.
    • Sem itálico.
  • Referência e página: Separadas por dois pontos (8:13).
    • Exemplo: Refere-se à referência 8, página 13.
  • Supressões: Indicadas por reticências entre colchetes [...].

8. DEPOIMENTOS:

  • Novo parágrafo: Com recuo do bloco em 2,5 cm.
  • Fonte Arial 12 em itálico: Enfatiza a fala do participante.
  • Espaçamento simples entrelinhas: Facilita a leitura.
  • Sem aspas: Apropriado para depoimentos transcritos.
  • Comentários do autor: Entre colchetes e sem itálico.
    • Esclarecem pontos específicos do depoimento.
  • Identificação do participante: Codificada (explicar no método).
    • Exemplo: [E1]: "A educação me proporcionou...". (Participante 1)
  • Entre parênteses: Sem itálico, separada do depoimento por ponto.
    • Indica a origem do depoimento.

9. REFERÊNCIAS:

  • Estilo Vancouver: Adotado pela RSPP, conforme "Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a Revistas Biomédicas".
  • Disponível em:
  • Numeração consecutiva: Na ordem em que forem mencionadas no texto.
  • Autores: Sobrenome seguido dos nomes abreviados, sem ponto.
  • Mais de seis autores: Citar os seis primeiros seguidos de "et al.".
  • Sem referências de fim de página ou nota de rodapé: Apenas na lista de referências.
  • Citações de guias, manuais, cartilhas, cartazes e afins: Somente de organizações oficiais (IBGE, WHO, Ministério da Saúde, INCA, etc.).
  • Sem citações de resumos e abstracts: Não são consideradas referências válidas.
  • Limite máximo de 30 referências: Exceto para Artigos de Revisão.
  • DOI: Utilizá-lo como endereço eletrônico quando disponível.

10. ILUSTRAÇÕES:

  • Limite máximo:
    • 5 para artigos originais.
    • 4 para revisões e relatos de experiência.
    • 1 para comunicações breves.
  • Tipos de ilustrações:
    • Tabelas.
    • Quadros.
    • Gráficos.
    • Figuras.
  • Formatação:
    • Título na parte superior, alinhado à esquerda.
    • Numeração consecutiva.
    • Editáveis sempre que possível.
  • Tabelas:
    • Abertas nas laterais.
    • Traços internos:
      • Abaixo e acima do cabeçalho.
      • Na parte inferior.
    • Sem linhas verticais e horizontais no interior.
    • Fonte: Elaborado pelos autores (ano): Indica a autoria da tabela.
  • Quadros:
    • Fechados.
  • Referências no texto:
    • Figura 1., Quadro 1., Gráfico 1., etc.
  • Legenda:
    • Na parte inferior da ilustração.
    • Fonte 11.
    • Alinhado à esquerda.

11. AGRADECIMENTOS:

  • Breves e objetivos: Evitar detalhes desnecessários.
  • Destinados a:
    • Pessoas que prestaram ajuda técnica (não coautoras).
    • Instituições financiadoras e de apoio.
  • Exemplo:
    Agradecemos ao [nome da instituição] pelo apoio financeiro e à [nome da pessoa] pela colaboração técnica.

Observações:

  • Ilustrações de qualidade aumentam o valor do artigo.
  • Utilize ferramentas adequadas para criar ilustrações de alta qualidade.
  • Agradecimentos demonstram gratidão e reconhecimento.
  • Formatação adequada aumenta a clareza e confiabilidade do artigo.
  • Atenção às normas evita erros e atrasos na publicação.

 

PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS

1. Análise Editorial Inicial:

  • Comissão Editorial: Responsável pela primeira avaliação.
  • Critério: Verificação da contribuição do manuscrito à linha editorial da revista.
  • Ações Possíveis:
    • Solicitação de modificações aos autores dentro de um prazo determinado.
    • Rejeição do manuscrito caso não se adeque à linha editorial.
  • Comunicação aos Autores: Decisão da análise será comunicada aos autores.

2. Revisão por Pares (Peer Review):

  • Avaliação por Especialistas:
    • Dois pareceristas (membros do conselho editorial ou ad-hoc) convidados pela Comissão Editorial.
    • Análise do mérito científico do manuscrito.
  • Decisão do Editor:
    • Baseada nas avaliações dos pareceristas.
    • Possíveis decisões:
      • Aceitação do manuscrito para publicação.
      • Reenvio ao autor para modificações.
      • Rejeição justificada aos autores.
  • Prazo para Modificações:
    • 7 dias para que os autores reenviem o manuscrito revisado via sistema de editoração.

3. Critérios de Avaliação:

  • Além das normas de formatação, serão considerados:
    • Atualidade do tema.
    • Originalidade e relevância da pesquisa.
    • Consistência científica do estudo.
    • Respeito às normas éticas.
  • Objetivo: Avaliar a qualidade e o rigor científico do manuscrito.

4. Restrições Futuras:

  • Autores que:
    • Abandonarem a submissão na RSPP.
    • Encaminharem o artigo para outra revista durante o processo de avaliação.
  • Restrições:
    • Serão impedidos de submeter novos artigos à RSPP por um período determinado.

5. Transparência e Comunicação:

  • Contato com os Editores:
    • É fundamental que os autores entrem em contato imediato com os editores caso percebam que não conseguirão cumprir os prazos.
  • Comunicação Aberta:
    • É essencial manter uma comunicação aberta e transparente com os editores.
    • Respeito aos avaliadores é fundamental para manter uma boa relação com as publicações acadêmicas e científicas.

Lembre-se:

  • O processo de avaliação de manuscritos é rigoroso e visa garantir a qualidade e a relevância dos artigos publicados na RSPP.
  • A RSPP valoriza o trabalho de todos os envolvidos no processo de submissão e espera que os autores sigam as normas e prazos estabelecidos.
  • Em caso de dúvidas, entre em contato com os editores da revista.

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REVISÃO DE TEXTO E TRADUÇÃO DO RESUMO

ATENÇÃO: Após a aceitação do seu artigo pelos avaliadores e editor para publicação na Revista de Saúde Pública do Paraná (RSPP), siga estas etapas para a revisão de texto e tradução:

Prazo: 14 dias

1. Declaração de Revisão de texto e Tradução do resumo:

  • Revisão e tradução obrigatória por profissional qualificado.
  • Artigo revisado e resumo traduzido acompanhado de declaração do revisor/tradutor:
    • Identificação, formação e registro do revisor/tradutor.
  • Nesta etapa, devem ser verificadas as normas de formatação do artigo e a normalização de citações e referências (Vancouver)

2. Prova:

  • Revisão final do artigo pelo autor após a revisão de texto e tradução e da página de identificação dos autores na ordem correta:
  • Arquivo enviado nesta etapa considerado a versão final para publicação. (Retirar comentários e anotações)
  • Modificações não serão permitidas após esta etapa.

Observações:

  • A RSPP reserva-se o direito de solicitar revisão adicional do texto ou da tradução se necessário.
  • O autor é responsável por arcar com os custos da revisão de texto e tradução.
  • INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!

    Para ser revisor ou tradutor não é necessário ter formação específica, pois não se trata de uma profissão regulamentada, ou seja, qualquer pessoa, independente da formação, pode fornecer certificado de revisão e tradução. Diante da importância de um texto científico, pedimos que este profissional possua qualificação e experiência na área. Para tanto solicitamos que o mesmo se identifique na declaração com CPF ou número de registro de diploma (se possuir).

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.