ADOÇÃO DE PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL ONLINE EM FLUXO CONTÍNUO

2020-07-01

A partir de julho deste ano, a RSPP passará a adotar periodicidade trimestral de publicação em FLUXO CONTÍNUO e meio de divulgação exclusivamente ONLINE.

Desde 2018 a RSPP, seguindo a tendência das publicações científicas, já realiza publicações de artigos de modo online, juntamente com a versão impressa. Dado que o formato online é, atualmente, o meio predominante de comunicação de resultados de pesquisa, e possui a vantagem de publicação em fluxo contínuo, a RSPP passará a adotar, de modo exclusivo, tal meio para divulgação de artigos científicos.

Destaca-se que o processo de submissão e avaliação dos manuscritos permanecerá o mesmo. A diferença está na forma com que os artigos serão disponibilizados para os leitores. O sistema em fluxo contínuo consiste na divulgação de artigos no site da RSPP tão logo eles tenham sido aprovados para publicação, não sendo necessário mais esperar o fechamento de uma edição a cada trimestre.

Nessa lógica, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (in progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa.

Trata-se de uma estratégia inovadora que promove agilidade no processo de publicação das pesquisas, favorecendo a disseminação do conhecimento, em consonância à proposta da RSPP de: ser veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde.