Escritório de processos para gestão em saúde pública: um estudo de caso para implantação

Palavras-chave: Gestão em Saúde, Administração em Saúde Pública, Planejamento Estratégico, Fluxo de Trabalho, Health Management, Public Health Administration, Strategic Planning, Workflow

Resumo

Uma das estratégias para melhorar a eficiência nas instituições é a gestão por processos, que inclui a criação de uma estrutura formal, o Escritório de Processos, prática pouco utilizada na gestão em saúde pública. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou apresentar um estudo de caso para implantação de um Escritório de Processos na Secretaria de Estado de Saúde do Paraná. Para tanto, de maneira descritiva exploratória, aplicou-se um método que perpassa sete fases. Os resultados apontam que o contexto institucional e técnico favorece a implementação, enquanto o ambiente político pode trazer desafios, como resistências a mudanças. O escritório terá como objetivos alinhar estratégias, melhorar práticas de gestão e capacitar equipes, sendo estruturado em divisões especializadas em modelagem e governança de processos. Tal implantação reforça a gestão por processos como ferramenta potente para transformar a gestão em pública de saúde, com vistas a proporcionar serviços de qualidade à população.

Biografia do Autor

Priscila Meyenberg Cunha Sade, Escola de Saúde Pública do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Escola de Saúde Pública do Paraná, Curitiba, Paraná,
Brasil.

Monique Costa Budk, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Enfermeira. Especialista em Gestão em Saúde. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná,
Curitiba, Paraná, Brasil.

Cristiane Werner Ferreira Primo, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Advogada. Especialista em Modelagem de Processos aplicada à Saúde Pública. Secretaria
de Estado da Saúde do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Lana Rodrigues Borosch, Secretaria do Estado da Saúde do Paraná

Enfermeira. Especialista em Modelagem de Processos aplicada à Saúde Pública. Secretaria
de Estado da Saúde do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Caroline Maestri Nobre Albini, Ministério da Saúde

Administradora. Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Ministério da Saúde,
Curitiba, Paraná, Brasil.

José Marcelo Almeida Prado Cestari, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Informática. Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade
Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Jacqueline Vasconcelos Leoni, Compliaudit Consultoria e Treinamentos

Bacharel em Ciências Contábeis. Mestra em Direito Empresarial e Constituição. Compliaudit
Consultoria e Treinamentos, Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

1. Tregear R, Jesus L, Macieira. Estabelecendo o Escritório de Processos. Rio de Janeiro: Elo Group; 2010.
2. Oliveira J, Valença G, Monteiro H, Frota C. Uma análise comparativa de metodologias para estruturação de escritórios de processos. In: VII Workshop Brasileiro em Gestão de Processos de Negócio; 2013; João Pessoa [internet]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação; 2013 [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265335428_Uma_Analise_Comparativa_de_Metodologias_para_Estruturacao_de_Escritorios_de_Processos
3. Oliveira LA. EBPM: uma metodologia para gestão de processos de negócio. [dissertação] [internet]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2014. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29832
4. Magdaleno AM, Engiel P. A experiência de implantação de um Escritório de Processos de negócio (BPM office) em uma empresa pública. BPM. Scientific Magazine. 2020 [citado em 2024 set 11]; 1(1):9-24. Disponível em: https://www.abpmp-br.org/wp-content/uploads/2022/01/BPM-Scientific-Magazine-N1-v01-p.9-24.pdf
5. Goiás. Secretaria de Estado da Saúde. Manual de governança da gestão por processos na Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Goiás: Secretaria de Estado da Saúde; 2018.
6. Lima DA. Produção documental no Ministério da Saúde pós-implantação SEI: um estudo de caso da importância da modelagem de processos e o uso da base de conhecimento [monografia] [internet]. Brasília: Universidade de Brasília; 2020. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/27100/1/2020_DeboraAparecidaDeLima_tcc.pdf
7. Resch A, Lacerda DP, Junior JAV. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman Editora; 2015.
8. Conselho Nacional do Ministério Público (Brasil). Metodologia de processos: projeto fomento à gestão por processos nos MPs [internet]. Brasília: Comitê de Políticas de Gestão Administrativa, 2016. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/visao_360/processos/metodologia_de_gestao_por_processos_do_cnmp/Metodologia_GESTAO_POR_PROCESSOS_agosto2016.pdf
9. Hofrichter M. Análise SWOT: Quando usar e como fazer. Porto Alegre: Simplíssimo; 2017.
10. Ministério da Economia (Brasil). Guia Técnico de Gestão Estratégica. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, 2020. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/defeso/guia-tecnico-de-gestao-estrategica
11. Andrade E, Rasoto VI, Carvalho HA. Gerenciamento de processos nas Instituições Federais de ensino superior Brasileiras. R. bras. Planej. Desenv [internet]. 2018 [citado em 2024 set 11]; 7(2):171-201. doi: http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v7n2.5706
12. Lazarini WS, Sodré F, Sarti TD, Andrade MAC. Políticas de saúde no Brasil: uma análise a partir dos projetos financiados pelo Banco Mundial durante os governos Lula e Dilma. Saude soc [Internet]. 2021 [citado em 2024 out 01]; 30(1):e190747. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-12902021190747
13. Duarte ACL. Proposta de melhoria do processo de gestão de obras públicas sob o foco do business process management no IF Sudeste MG [Dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense; 2023.
14. Jorge MJ, Cohen MM, Hendrischky ME. Gestão por processos, alinhamento estratégico e agenda 2030. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. 2021 [citado em 2024 set 11]; 15(3):107-130. doi: https://doi.org/10.12712/rpca.v15i3.51111
15. Usirono Carlos. Escritório de Processos: BPMO-Business Process Management Office. Rio de Janeiro: Brasport; 2015.
16. Oliveira JÁ, Alves CF, Valença G. Fatores envolvidos na estruturação de um Escritório de Processos em uma organização pública. In: Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação; 2016; Florianópolis [internet]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação; 2016. [citado em 2024 set 11]. doi: https://doi.org/10.5753/sbsi.2016
17. Senado Federal (Brasil). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº 125/2022. Brasília: Coordenação de Edições Técnicas; 2022. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://republicanos10.org.br/wp-content/uploads/2022/10/CF88_EC125_livro.pdf
18. Brasil. Lei Federal nº. 8.080/90. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990; 19 set.
19. Paraná. Lei Estadual nº. 821.352/23. Dispõe sobre a organização administrativa básica do Poder Executivo Estadual e dá outras providências. Diário Oficial do Paraná 2023; 20 mai.
20. Paraná. Decreto Estadual nº. 03/23. Dispõe sobre a implementação da Reforma Administrativa do Poder Executivo Estadual, promovida pela Lei nº 21.352, de 1º de janeiro de 2023. Diário Oficial do Paraná 2023; 01 jan.
21. Secretaria do Planejamento (Paraná). Plano Plurianual, Lei nº 20.077, de 18 de dezembro de 2019: 2020-2023, 2020. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://www.planejamento.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-10/lei_ppa_n_20077_ano_2020_2023_final2.pdf
22. Oliveira TP. Melhoria da eficiência operacional de uma usina siderúrgica por meio da automatização de indicadores utilizando software de business intelligence [monografia] [internet]. Ouro Preto: Universidade Federal de Outro Preto; 2023. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://monografias.ufop.br/bitstream/35400000/5458/6/MONOGRAFIA_MelhoriaEfici%c3%aanciaOperacional.pdf
23. Lima J dos SM, Carvalho VDH de, Freitas Júnior O de G. Modelagem de um Escritório de Gerenciamento de Processos: estudo em um campus de uma Universidade Federal Brasileira. Perspect ciênc inf [Internet]. 2021 [citado em 2024 set 11];26(3):51–73. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5344/4071
24. Valle AB. Fundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV; 2015.
25. Lautert AF et al. Proposta de Modelo de Implementação de Escritório de Processos para Organizações Públicas. Navus [internet]. 2020 [citado em 2024 set 11]; 10:1-24. doi: https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-18.1390
26. Fonseca GLM. Escritório de projetos em organizações públicas: análise do desempenho e da aderência à estratégia empresarial. BJB [Internet]. 2021 [citado em 2024 set 11];3(2):1584-602. doi: https://doi.org/10.34140/bjbv3n2-020
27. Barros-Junior FA. Análise do nível de maturidade em gerenciamento de projetos aplicados à geração de conhecimento científico e tecnológico em saúde: o caso ICICT [dissertação] [internet]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2019. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34148
28. Paz BC, Bermejo PHS, Silva SAM. Gestão de processos como ferramenta para o aprimoramento da gestão pública, EnaJus [internet] 2020. [citado em 2024 set 11] Disponível em: http://www.enajus.org.br/anais/assets/papers/2020/sessao-06/2-gesta-o-de-processos-como-ferramenta-para-o-aprimoramento-da-gesta-o-pu-blica.pdf.
29. Ministério da Saúde (Brasil). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. [citado em 2024 set 11]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
Publicado
2024-10-17
Como Citar
1.
Sade PMC, Budk MC, Primo CWF, Borosch LR, Albini CMN, Cestari JMAP, Leoni JV. Escritório de processos para gestão em saúde pública: um estudo de caso para implantação. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 17out.2024 [citado 21nov.2024];7(4):1-9. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1003
Seção
Artigos originais