Escritório de processos para gestão em saúde pública: um estudo de caso para implantação
Resumo
Uma das estratégias para melhorar a eficiência nas instituições é a gestão por processos, que inclui a criação de uma estrutura formal, o Escritório de Processos, prática pouco utilizada na gestão em saúde pública. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou apresentar um estudo de caso para implantação de um Escritório de Processos na Secretaria de Estado de Saúde do Paraná. Para tanto, de maneira descritiva exploratória, aplicou-se um método que perpassa sete fases. Os resultados apontam que o contexto institucional e técnico favorece a implementação, enquanto o ambiente político pode trazer desafios, como resistências a mudanças. O escritório terá como objetivos alinhar estratégias, melhorar práticas de gestão e capacitar equipes, sendo estruturado em divisões especializadas em modelagem e governança de processos. Tal implantação reforça a gestão por processos como ferramenta potente para transformar a gestão em pública de saúde, com vistas a proporcionar serviços de qualidade à população.
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