Tecnologias educativas utilizadas no cuidado de enfermagem em reabilitação cardiovascular
revisão de escopo
Resumo
Objetivou-se mapear as tecnologias educativas utilizadas como subsídio para o cuidado de enfermagem em reabilitação cardiovascular. Para tanto, desenvolveu-se revisão de escopo conforme o método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A coleta de dados foi realizada sem recorte temporal, em 5 de abril de 2024, nas seguintes bases de dados: MEDLINE via PubMed, MEDLINE via BVS, LILACS, BDENF, Scopus, Web of Science, Google Scholar e BDTD. Para a estruturação da revisão, seguiram-se as recomendações do PRISMA. Foram encontradas, inicialmente, 1672 produções, sendo a amostra final composta por dez estudos. Foram identificadas as seguintes tecnologias: guias e folhetos assistenciais; aplicativos móveis e sites; cartilha educativa e recursos audiovisuais. Dentre os cenários de utilização destacaram-se a reabilitação sem especificidade de acometimento cardiovascular e o autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca. As múltiplas técnicas educacionais demonstraram ser úteis, sobretudo, na qualidade de vida e no fortalecimento do tratamento, favorecendo a qualidade do cuidado.
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