Tecnologias educativas utilizadas no cuidado de enfermagem em reabilitação cardiovascular

revisão de escopo

Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Educação em saúde, Reabilitação cardíaca

Resumo

Objetivou-se mapear as tecnologias educativas utilizadas como subsídio para o cuidado de enfermagem em reabilitação cardiovascular. Para tanto, desenvolveu-se revisão de escopo conforme o método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A coleta de dados foi realizada sem recorte temporal, em 5 de abril de 2024, nas seguintes bases de dados: MEDLINE via PubMed, MEDLINE via BVS, LILACS, BDENF, Scopus, Web of Science, Google Scholar e BDTD. Para a estruturação da revisão, seguiram-se as recomendações do PRISMA. Foram encontradas, inicialmente, 1672 produções, sendo a amostra final composta por dez estudos. Foram identificadas as seguintes tecnologias: guias e folhetos assistenciais; aplicativos móveis e sites; cartilha educativa e recursos audiovisuais. Dentre os cenários de utilização destacaram-se a reabilitação sem especificidade de acometimento cardiovascular e o autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca. As múltiplas técnicas educacionais demonstraram ser úteis, sobretudo, na qualidade de vida e no fortalecimento do tratamento, favorecendo a qualidade do cuidado.

Biografia do Autor

Kairo Cardoso Frota, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Simone Ribeiro Portela, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, Ceará, Brasil.

Jamilla Mirelle Rodrigues Mendonça, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, Ceará, Brasil.

Ellen Lourenço Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Lúcia Fátima Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Keila Maria Azevedo Ponte, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, Ceará, Brasil.

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Publicado
2025-03-24
Como Citar
1.
Frota KC, Portela SR, Mendonça JMR, Nascimento EL, Silva LF, Ponte KMA. Tecnologias educativas utilizadas no cuidado de enfermagem em reabilitação cardiovascular. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 24mar.2025 [citado 28mar.2025];8(1):e1019. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1019
Seção
Artigos de revisão