Ensino de Radiologia Odontológica e Imaginologia Frente aos Avanços Tecnológicos

Uma Revisão Integrativa

Palavras-chave: Radiologia, Tecnologia Radiológica, Educação em Odontologia

Resumo

A Radiologia Odontológica tem sido impactada por inovações tecnológicas e metodológicas no ensino, com destaque para o uso de recursos digitais e metodologias ativas. Este estudo teve como objetivo identificar, por meio de revisão integrativa, os principais recursos digitais utilizados no ensino de Radiologia Odontológica e suas contribuições segundo o modelo de Kirkpatrick. A busca foi realizada nas bases PubMed, BVS e BDTD, em abril de 2024. Foram incluídos cinco estudos publicados entre 2014 e 2024. As tecnologias mais frequentes foram aplicativos móveis, e-learning, tablets e tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). A maioria dos estudos avaliou satisfação e aprendizagem, com lacunas na avaliação de mudanças clínicas e impacto em saúde. Conclui-se que as tecnologias digitais favorecem ambientes mais interativos e centrados no discente, embora sejam necessárias pesquisas mais robustas e longitudinais.

Biografia do Autor

Ruann Oswaldo Carvalho Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Odontologia (2016), mestrado em Odontologia (2018), mestrado em Políticas Públicas (2019) e doutorado em Políticas Públicas (2023) pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2019); Especialista em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e Especialista em Gestão Pública de Organizações em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Atualmente é doutorando em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

1. Luiz LC, Fernando De Oliveira L, Batista RT. The use of illustrations in teaching and the department of radiology as a proposal for construction of the concepts of radiological physics and radiation protection. Revista Brasileira de Física Médica. 2011;5(3):245–52.
2. Ramesh A, Ganguly R. Interactive learning in oral and maxillofacial radiology. Imaging Sci Dent. 2016;46(3):211–6.
3. Chang HJ, Symkhampha K, Huh KH, Yi WJ, Heo MS, Lee SS, et al. The development of a learning management system for dental radiology education: A technical report. Imaging Sci Dent. 2017 Mar 1;47(1):51–5.
4. Busanello FH, da Silveira PF, Liedke GS, Arús NA, Vizzotto MB, Silveira HED, et al. Evaluation of a digital learning object (DLO) to support the learning process in radiographic dental diagnosis. European Journal of Dental Education. 2015 Nov 1;19(4):222–8.
5. Silva AF da, Domingues RJ de S, Kietzer KS, Freitas JJ da S. Percepção do Estudante de Medicina sobre a Inserção da Radiologia no Ensino de Graduação com Uso de Metodologias Ativas. Rev Bras Educ Med. 2019 Jun;43(2):95–105.
6. Ferreira Da Silva A, Jacob J, Freitas S, José R, Domingues S. ENSINO DA RADIOLOGIA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA Teaching radiology using active methodologies at graduated in medicine. Vol. 2, RIES. 2016.
7. Lima BNS, Santos JVS dos, Morais BD, Meireles ACN, Silva Filho WJ e, Santos MAL dos, et al. O PBL (Problem Based Learning) para a disciplina de Radiologia Odontológica é aplicável? Uma revisão sistemática. Research, Society and Development. 2021 Jul 20;10(9):e1410917140.
8. Vuchkova J, Maybury T, Farah CS. Digital interactive learning of oral radiographic anatomy. European Journal of Dental Education. 2012 Feb;16(1).
9. Nize G, Santos M, Leite AF, De PT, Figueiredo S, Pimentel NM, et al. Effectiveness of E-Learning in Oral Radiology Education: A Systematic Review. Journal of Dental Education . 2016;80(9):1126–39.
10. Kavadella A, Tsiklakis K, Vougiouklakis G, Lionarakis A. Evaluation of a blended learning course for teaching oral radiology to undergraduate dental students. European Journal of Dental Education. 2012 Feb;16(1).
11. Meckfessel S, Stühmer C, Bormann KH, Kupka T, Behrends M, Matthies H, et al. Introduction of e-learning in dental radiology reveals significantly improved results in final examination. Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery. 2011 Jan;39(1):40–8.
12. Cristina dos Santos D, Machado Fiuza Fialho L, Genifer Andrade de Sousa F. TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TUTORING IN DISTANCE EDUCATION. 2006;10:397–425.
13. Valéria Cristina Cardoso Adriano. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS ETSUS: Um olhar sobre a capacitação pedagógica dos professores/tutores. [Rio de Janeiro]: Fundação Oswaldo Cruz; 2021.
14. Nilsson TA, Hedman LR, Ahlqvist JB. Dental Student Skill Retention Eight Months After Simulator‐Supported Training in Oral Radiology. J Dent Educ. 2011 May;75(5):679–84.
15. Pauwels R, Araki K, Siewerdsen JH, Thongvigitmanee SS. Technical aspects of dental CBCT: state of the art. Dentomaxillofacial Radiology. 2015 Jan;44(1):20140224.
16. Coombs MI, Scott AM, Webb BC. A new challenge in teaching radiology to dental students. Oral Radiol. 2003 Jun 21;19(1):83–8.
17. Makary MS, Shah SH, Miller RJ, Doukides SP, King MA. Implementation of an Innovative Tablet-based Curriculum for Radiology Resident Education. Acad Radiol. 2018 Dec 1;25(12):1653–8.
18. Mupparapu M. Diagnostic Imaging in Dentistry. Dent Clin North Am. 2016 Jan;60(1):xi–xiii.
19. Carlos Pardini L, Watanabe PC, Monteiro SAC. Proposta Pedagógica: Avaliação da Qualidade em Radiologia Odontológica. Rev Bras Teleodonto [Internet]. 2005;1(3):3–10. Available from: http://www.forp.usp.br/laciro
20. Pereira GAM, Santos AMPV dos, Lopes PTC. O Ensino da Radiologia: uma Análise dos Currículos da Área da Saúde de Instituições de Ensino Superior na Região Sul do Brasil. Rev Bras Educ Med. 2017 Jun;41(2):251–9.
21. ANDRESSA ZENKER SCHRANK. O ENSINO DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. [Porto Alegre]: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; 2014.
22. Souza Vieira R. O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. 2011.
23. Tavares De Souza M, Dias Da Silva M, De Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer Integrative review: what is it? How to do it? Vol. 8. 2010.
24. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005 Dec 2;52(5):546–53.
25. Kirkpatrick DL, Kirkpatrick JD. Como avaliar programas de treinamento de equipes: os quatro níveis. Lamensdorf JH, Fontana Klalter, editors. Rio de Janeiro: Senac Rio; 2010.
26. Runge VM, Marquez H, Andreisek G, Valavanis A, Alkadhi H. Recent Technological Advances in Computed Tomography and the Clinical Impact Therein. Invest Radiol. 2015 Feb;50(2):119–27.
27. Anderson JH. Current and Future Challenges for Academic Radiology. In 1989. p. 1–5.
28. Ouyang T, Branstetter BF. Advances in Head and Neck Imaging. Oral Maxillofac Surg Clin North Am. 2010 Feb;22(1):107–15.
29. Whaites E. Advances in Radiology – are they Beneficial? Prim Dent J. 2013 Mar 1;2(1):4–4.
30. Schwendicke F, Samek W, Krois J. Artificial Intelligence in Dentistry: Chances and Challenges. J Dent Res. 2020 Jul 21;99(7):769–74.
31. Abramovitch K, Rice DD. Basic Principles of Cone Beam Computed Tomography. Dent Clin North Am. 2014 Jul;58(3):463–84.
32. Corte-Real A, Nunes T, Caetano C, Almiro PA. Cone Beam Computed Tomography (CBCT) Technology and Learning Outcomes in Dental Anatomy Education: E-Learning Approach. Anat Sci Educ. 2021 Nov 1;14(6):711–20.
33. de Oliveira MLB, Verner FS, Kamburoğlu K, Silva JNN, Junqueira RB. Effectiveness of Using a Mobile App to Improve Dental Students’ Ability to Identify Endodontic Complications from Periapical Radiographs. J Dent Educ. 2019 Sep;83(9):1092–9.
34. Gillan C, Papadakos J, Brual J, Harnett N, Hogan A, Milnebm E, et al. Impact of high-fidelity e-learning on knowledge acquisition and satisfaction in radiation oncology trainees. Current Oncology. 2018 Dec 1;25(6):e533–8.
35. Berkowitz SJ, Kung JW, Eisenberg RL, Donohoe K, Tsai LL, Slanetz PJ. Resident ipad use: Has it really changed the game? Journal of the American College of Radiology. 2014;11(2):180–4.
36. de Oliveira MLB, Verner FS, Kamburoğlu K, Silva JNN, Junqueira RB. Effectiveness of Using a Mobile App to Improve Dental Students’ Ability to Identify Endodontic Complications from Periapical Radiographs. J Dent Educ. 2019 Sep;83(9):1092–9.
37. Corte‐Real A, Nunes T, Caetano C, Almiro PA. Cone Beam Computed Tomography (CBCT) Technology and Learning Outcomes in Dental Anatomy Education: E‐Learning Approach. Anat Sci Educ. 2021 Nov 5;14(6):711–20.
38. Bueno MR, Estrela C, Azevedo BC, Diogenes A. Development of a New Cone-Beam Computed Tomography Software for Endodontic Diagnosis. Braz Dent J. 2018 Dec;29(6):517–29.
39. D’Addazio PSS, Campos CN, Özcan M, Teixeira HGC, Passoni RM, Carvalho ACP. A comparative study between cone-beam computed tomography and periapical radiographs in the diagnosis of simulated endodontic complications. Int Endod J. 2011 Mar;44(3):218–24.
40. Ball RL, Barbizam J V., Cohenca N. Intraoperative Endodontic Applications of Cone-Beam Computed Tomography. J Endod. 2013 Apr;39(4):548–57.
41. Venskutonis T, Plotino G, Juodzbalys G, Mickevičienė L. The Importance of Cone-beam Computed Tomography in the Management of Endodontic Problems: A Review of the Literature. J Endod. 2014 Dec;40(12):1895–901.
42. Makary MS, Shah SH, Miller RJ, Doukides SP, King MA. Implementation of an Innovative Tablet-based Curriculum for Radiology Resident Education. Acad Radiol. 2018 Dec;25(12):1653–8.
43. Berkowitz SJ, Kung JW, Eisenberg RL, Donohoe K, Tsai LL, Slanetz PJ. Resident iPad Use: Has It Really Changed the Game? Journal of the American College of Radiology. 2014 Feb;11(2):180–4.
44. Zandona AF, Kinney J, Seong W, Kumar V, Bendayan A, Hewlett E. Should Lecture Recordings Be Mandated in Dental Schools? Two Viewpoints. J Dent Educ. 2016 Dec;80(12):1468–73.
Publicado
2025-06-27
Como Citar
1.
Silva ROC. Ensino de Radiologia Odontológica e Imaginologia Frente aos Avanços Tecnológicos. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 27jun.2025 [citado 5jul.2025];8(2):e1052. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1052
Seção
Artigos de revisão