Implementação do Projeto QualiGuia APS no Município de Jataizinho, Paraná

Um Relato de Experiência

Palavras-chave: Direito Humano à Alimentação Adequada, Atenção Primária à Saúde, Guias Alimentares, Dieta Saudável

Resumo

O projeto QualiGuia APS, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, é uma parceria entre o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência da estruturação de um projeto de intervenção com ênfase no apoio ao diagnóstico e à intervenção alimentar e nutricional, na perspectiva do Guia Alimentar para a População Brasileira, na Atenção Primária à Saúde no município de Jataizinho/PR. Para essa finalidade, a metodologia está estruturada na teoria de ensino-aprendizagem, a partir do Arco de Maguerez. A aplicação do projeto está ocorrendo com as quatro equipes de estratégia da saúde da família da cidade. Após concluídos e avaliados os resultados, pretende-se expandir o projeto para mais municípios do Paraná. Espera-se contribuir para o fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional.

Biografia do Autor

Douglas Oliveira Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Nutricionista. Mestre em Saúde da Família e Doutorando em Saúde Coletiva do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Púbica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de alimentação e nutrição, Brasília, 2008. Disponível em: chrome-extensi-on://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Brasília, 2013. Disponível em: chrome-extensi-on://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf

3. Bortolini GA, Pereira TN, Nilson EAUF, Pires ACL, Moratotori MF, Ranis MKP et al. Evolução das ações de nutrição na atenção primária à saúde nos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Brasil. Cadernos de Saúde Pública [periódicos na Internet]. 2021 [acesso em 23 jul 2025]; 37(1)1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/G6SZVPtwGjmBgmBd7JGX3SR/

4. Brasil. Ministério da Saúde. Painéis de Indicadores da APS, 2021. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/ painelsaps/saude-familia.

5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional de saúde 2019: informações sobre domicílios, acesso e utilização dos serviços de saúde. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

6. Brasil. Ministério da Saúde. Atlas da Obesidade Infantil no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

7. Censo Demográfico: população residente, por sexo, idade e forma de declaração da idade. In: IBGE. Sidra: sistema IBGE de recuperação automática, 2022, Rio de Janei-ro.

8. Governo do Paraná. Secretária de Estado de Saúde. Plano diretor de regionalização: hierarquização e regionalização da assistência à saúde, no estado do paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: chrome-extensi-on://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.paranatransplantes.pr.gov.br/sites/transplantes/arquivos_restritos/files/documento/2021-06/plano_diretor_de_regionalizacao_-_pdr.pdf

9. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos.pdf

10. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n° GM/MS N° 5.836 de 5 de dezembro de 2024, que habita estados, distrito federal e municípios ao recebimento do incentivo financeiro para promoção da equidade na organização dos cuidados em alimentação e nutrição na APS, com base na PNAN, Brasília, 2024.

11. Chiesa AM, Nascimento DDG, Braccialli LAD, Oliveira MAC. A formação de profissio-nais da saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare En-ferm. [periódicos na Internet] 2007; [acesso em 23 jul 2025];12(2):236-240. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/9829

12. Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Ma-guerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery. [periódicos na internet]. 2012; [acesso em 23 jul 2025]16(1):172-177. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/89NXfW4dC7vWdXwdKffmf4N/

13. Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino aprendizagem. 4.ed. Petrópolis. Vo-zes: 1982.

14. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publica-coes/guia_alimentar_para_a_pop_brasiliera_miolo_internet.pdf

15. Brasil. Ministério da Saúde. Manual instrutivo: implementando o guia alimentar para a população brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 143 p. Disponível em: http://bvsms. sau-de.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_equipes_atencao_primaria

16. Moran JM. Aprendizagem significativa. Entrevista com José Moran. Entrevistador: Por-tal Escola Conectada. Fundação Ayrton Senna. Portal Escola Conectada, São Paulo, ago. [acesso em 23 jul 2025]. 2008. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/textos/educacao_inovadora/ significativa.pdf.
Publicado
2025-09-23
Como Citar
1.
Vieira DO. Implementação do Projeto QualiGuia APS no Município de Jataizinho, Paraná. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 23set.2025 [citado 26set.2025];8(3):e1060. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1060
Seção
Relatos de experiência