A prevalência de estresse, ansiedade e depressão em professores da rede pública de ensino

Palavras-chave: Afeto, Ensino Primário, Professores Escolares, Questionário

Resumo

O estresse ocorre por reações a pressões ambientais. A ansiedade é definida como medo constante. A depressão é caracterizada por baixa energia e/ou humor. A ocorrência destes transtornos foi a mais frequente entre os professores. Buscou-se explorar a prevalência e intensidade destes em professores escolares, correlacioná-los e relacionar os dados com os perfis socioeconômicos e de trabalho. Este é um estudo transversal com abordagem quantitativa realizado em uma escola pública, constituído por 17 participantes. Distribuiu-se o questionário DASS-21, objetivando-se avaliar a presença desses afetos. Encontrou-se que 70,6% dos participantes manifestaram sintomas de estresse, 64,7% de ansiedade e 47,1% de depressão. A média demonstrou estresse moderado, ansiedade severa e depressão normal. Houve uma forte correlação entre estes três transtornos. Conclui-se que, houve alta prevalência desses sintomas entre os professores dessa escola. Porém, essas taxas devem ser replicadas com cautela, apesar de sua representatividade nessa escola.

Biografia do Autor

Helena Oles Alexandrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica de medicina. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Camila Marinelli Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-Doutorado em Epidemiologia Animal. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
1.
Alexandrina HO, Martins CM. A prevalência de estresse, ansiedade e depressão em professores da rede pública de ensino. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 1dez.2025 [citado 4dez.2025];8(4):e1109. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/1109
Seção
Artigos originais