Implantação do business intelligence para gestão da informação em unidades hospitalares
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a implantação da ferramenta Business Intelligence (B.I) para a gestão da informação em hospitais próprios do estado do Paraná. Os resultados da produtividade hospitalar são repassados por meio de uma planilha de controle chamada de sistema de informação gerencial (SIG), sendo ela composta por quatro modalidades. Cada hospital gera uma planilha com um alto volume de dados, fato que dificulta a comparação dos resultados entre os hospitais. Diante desta barreira, desenvolveu-se o B.I o qual possibilita analisar dados de diferentes unidades e períodos. Conclui-se que o desenvolvimento desta ferramenta, permite o acesso sistematizado aos dados, padronização das planilhas, celeridade na tomada de decisão, acompanhamento e planejamento dos resultados.
Referências
2. Loh S. BI na era do big data para cientistas de dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações e padrões. Porto Alegre: Stanley Loh; 2014. 252 p.
3. Braghittoni R. Business Intelligence: implementar do jeito certo e a custo zero. [local desconhecido]: Editora Caso do Código; 2017. 249 p.
4. Sezões C., Oliveira J., Baptista M. Business Intelligence. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação; 2006.
5. Freitas EC, Prodanov CC. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale; 2013. 276 p.
6. Rodrigues LS, Gedres CAP. Tópicos emergentes do sistema de informação gerencial [Internet]. [local desconhecido]:Administradores-O Portal da Administração; 2008. [citado 2018 Ago 28]. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/sistema-de-informacao-gerencial/23741.
7. Aronson JE, King D., Sharda R. Turban E. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo: Bookmanm; 2009. 254 p.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.