Promoção e prevenção de saúde mental: dialogando com adolescentes em uma unidade de saúde da família do município de Pinhais-PR
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo apresentar um breve resumo sobre uma ação em saúde mental, a qual adquire fortalecimento através de ações de promoção e prevenção, considerando que o sofrimento mental tem se tornado alvo de diversas pesquisas e debates em nossa sociedade. A problematização deste estudo se deu por meio da apreensão da realidade e pela experiência enquanto residente de Saúde Mental em uma Unidade de Saúde da Família (USF) e outros serviços da rede de saúde que compõe o Sistema Único de Saúde na cidade de Pinhais – PR, onde observou-se uma significativa demanda de adolescentes com questões relacionadas a saúde mental, sendo este o recorte do público alvo. O presente estudo configura-se como uma pesquisa-ação, também conhecida como pesquisa de intervenção, de abordagem qualitativa. A pesquisa ocorreu durante o mês de dezembro - período de férias escolares - de 2022 e contou com a participação de 3 adolescentes com idades de 16 e 17 anos. Os três adolescentes responderam a uma entrevista semiestruturada, com o objetivo de conhecer previamente os participantes, seu contexto familiar e a percepção ou aproximação com o tema saúde mental. No segundo encontro, aplicou-se um jogo projetivo denominado “Jogo dos 13 Tempos”, objetivando abordar sobre a temática de prevenção à saúde e ao suicídio. A coleta de dados e a pesquisa foram suspensas no dia 22 de dezembro de 2022, após não haver adesão dos participantes nos dias 20 e 22 de dezembro. Esta breve pesquisa, evidenciou a problemática quanto a não adesão dos adolescentes no cuidado em saúde mental, além da prevalência de sofrimento mental relacionado às emoções, ao pensamento e ao comportamento. É importante ressaltar a necessidade de continuação de estudos junto com a população adolescente. Espera-se que esta pesquisa impulsione no pensar e no gerar ações de cuidado em saúde mental para essa população.
Referências
ALVES, Aline Martins; et al. Impactos da ausência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no contexto da pandemia de COVID-19. Rev Bras Med Fam Comunidade. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3033. Acesso em: 08 de mar de 2023. American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASCENÇO, Maria. (2013). Comportamentos, esteriotipos, causas e conhecimento em saúde mental nos adolescentes. (Tese de Mestrado da Escola Superior de Educação de Coimbra). Coimbra. Disponível em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/11080/1/MARIA_ASCENCO.pdf. Acesso em: 08 de mar de 2023.
BAPTISTA, M.N., BAPTISTA, A.S.D., & TORRES, E.C.R (2006) Associação entre suporte social, depressão e ansiedade em gestantes. PSIC – Revista de Psicologia da Vetor Editora, Vol. 7. P. 39-48. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000100006. Acesso em: 29 de jun de 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.
Benetti SPC, Ramires VRR, Schneider AC, Rodrigues APG, Tremarin D. Adolescência e saúde mental: revisão de artigos brasileiros publicados em periódicos nacionais. Cad Saúde Pública. 2007; 23(6):1273-82. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/LbqLvbFcrnFLsGBDXWLjLgp/?lang=pt. Acesso em: 08 de out de 2022.
BRASIL . Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. Brasília, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em 29 de jun 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf. Acesso em: 08 de mar de 2023.
BRASIL, Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria de Consolidação Nº3, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde. Brasília, 2017. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.htmlgt;. Acesso em 29 de jun de 2022. BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direi-tos. Brasília, 2014.
CAMELO, Lénia Filomena Fraga Matias. Estratégias de promoção da saúde mental em adolescentes. PQDT-Global, 2018.
CNDSS - Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Carta aberta aos candidatos à Presidência da República. Rio de Janeiro, set. 2006. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/determinantes-sociais. Acesso em: 07 de mar de 2023.
DAHLGREN, G; WHITEHEAD, M. Policies and Strategies to Promote Social Equity in Health Stockholm. Institute for Future Studies, 1991.
ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. São Paulo, 2014: Artmed.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/zz3fYhKgF9QtNhmYXSVYFjD/?lang=pt. Acesso em: 29 de jun de 2022.
FREI, Altieres Edemar. Prevenção do suicídio em escolares: reflexões sobre a formação de professores para temas sensíveis, mediados pelas tecnologias. In: WANDERBROOCKE, Ana Claudia N. S. Suicídio - Abordagens Psicossociais para a Prevenção. Curitiba: Juruá, 2019. p.63-p.78.
GONÇALVES, Marta; MOLEIRO, Carla. Resultados de um programa piloto de desestigmatização da saúde mental juvenil. Revista Portuguesa de Saúde Pública, vol 34, 2016. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/108128/1/RUN%20-%20RPSP%20-%202016%20-%20v34n3a08%20-%20p276-282.pdf. Acesso em: 07 de fev de 2023.
IAMAMOTO, M. A prática como trabalho e a inserção do Assistente Social em processos de trabalho. In: O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
JONES, R. B. et al. Psychoeducational interventions in adolescent depression: A systematic review. Patient Education and Counseling, v. 101, n. 5, p. 804-816. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5933524/. Acesso em: 05 mar. 2023.
Kehl, M. R. e Bucci, E. Videologias. São Paulo, Boitempo, 2004.
NASCIMENTO, Larissa Alves do; LEÃO, Adriana. Estigma social e estigma internalizado: a voz das pessoas com transtorno mental e os enfrentamentos necessários. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 26, p. 103-121, 2019. PINCHON-RIVIÈRE, E. O Processo Grupal. Livraria Martins Fontes, 7. Ed. São Paulo, 2005.
PINHAIS. Secretaria Municipal de Saúde. Plano Municipal de Saúde 2022-2025. Pinhais, 2021. Disponível em: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/plano-municipal-de-saude-pms. Acesso em: 05 de mar de 2023.
PRADO, Alessandra Lemes; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 100, p. 103-109, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862016000100012. Acesso em: 03 de set de 2022. SANTANA, Taís Fernanda Maimoni Contieri; PEREIRA, Maria Alice Ornellas. O cuidado em saúde mental na atenção básica: uma cartografia [Mental health care in primary care: a cartography] [El cuidado en salud mental en la atención básica: una cartografía]. Revista Enfermagem UERJ, [S.l.], v. 26, p. e32305, nov. 2018. ISSN 2764-6149. Disponível em:
SHUJA KH, et al. COVID-19 Pandemic and Impending Global Mental Health Implications. Psychiatria Danubina, 2020. Disponível em: https://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol32_no1/dnb_vol32_no1_32.pdf. Acesso em: 07 de fev 2023.
SILVA, Gabriel Veloso da et al . Promoção de saúde mental para adolescente em uma escola de ensino médio - Um relato de experiência. Rev. NUFEN, Belém , v. 11, n. 2, p. 133-148, ago. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912019000200009. Acesso em: 03 de set de 2022.
SILVA, Jaqueline Ferreira da et al. Adolescência e saúde mental: a perspectiva de profissionais da Atenção Básica em Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7L8GXG5ZSftXW54zWWXVmqc/?lang=pt. Acesso em: 03 de set de 2022.
SOARES, Cássia Baldini. Mais que uma etapa no ciclo vital: a adolescência como um construto social. Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. Tradução . Barueri: Manole, 2009. Acesso em: 05 mar. 2023.
THIOLLENT, Michel, 1947- Metodologia da pesquisa-ação / Michel Thiollent. - São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1986.
TOMÉ, G. M. Q.; MATOS, M. M. N. G. de; GOMES, P.; CAMACHO, I.; SANTOS, T. G. S. dos. Promoção da Saúde Mental nas Escolas – Projeto ES´COOL. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 8, n. 1, p. 173–184, 2018. Disponível em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2485. Acesso em: 29 de jun de 2022.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIANNA, Lucila Amaral Carneiro. Especialização em Saúde da Família – Profissionais da Atenção Básica. Unidade 5 – Determinantes sociais de saúde: processo saúde doença. São Paulo: UNIFESP, 2015. Disponível em: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade01/unidade01.pdf. Acesso em: 07 de mar de 2023.
WENCESLAU, Leandro David e ORTEGA, Francisco. Saúde mental na atenção primária e Saúde Mental Global: perspectivas internacionais e cenário brasileiro. Interface (Botucatu), 2015, vol.19, n.55, pp. 1121-1132. Disponível em: https://interface.org.br/saude-mental-na-atencao-primaria-e-saude-mental-global perspectivas-internacionais-e-cenario-brasileiro/. Acesso em: 03 de mar de 2023.
WHO, World Health Organization. Mental health action plan 2013-2020. Geneva, 2013. Disponível em: http://apps. who.int/iris/bitstream/10665/89966/1/9789241506021_eng.pdf. Acesso em: 29 de jun de 2022.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.