Construção e Validação de Tecnologia Educacional

guiando gestantes nas fases do trabalho de parto

  • Poliana Ferreira Campos
  • Louise Bueno Lelli Tominaga
Palavras-chave: Trabalho de Parto, Enfermagem Obstétrica, Tecnologia Educacional, Vídeos Educativos

Resumo

Objetivo: construir e validar um vídeo educativo sobre o trabalho de parto e suas fases
para gestantes. Método: trata-se de um estudo metodológico voltado ao desenvolvimento
de uma tecnologia educacional em formato de animação. O estudo seguiu uma
abordagem metodológica para a construção de um vídeo animado. O processo foi
dividido em três etapas: a elaboração do roteiro, com base em literatura científica e apoio
de inteligência artificial; a produção do vídeo, utilizando ferramentas como Animaker®,
Canva® e Speech Gen.io para edição e animação; e a validação do conteúdo, realizada
por enfermeiros obstétricos e especialistas em design gráfico, por meio de questionários
remotos. Resultados: o vídeo apresentou alta aceitação pelos especialistas, com Índice
de Validação de Conteúdo (IVC) superior a 0,90 na maioria dos critérios. A validação
pelos enfermeiros obstétricos indicou que o material é adequado como ferramenta de
educação em saúde, favorecendo a compreensão das gestantes sobre as fases do
trabalho de parto. Recomendações pontuais foram feitas, como maior detalhamento
sobre alívio da dor e papel do acompanhante. A animação se mostrou eficaz para facilitar
o aprendizado, proporcionando uma experiência visual atrativa que contribui para a
autonomia das gestantes e para o fortalecimento da educação em saúde. Conclusão: o
estudo reforça a importância do uso de vídeos educativos na assistência obstétrica,
promovendo maior compreensão e engajamento das gestantes. A validação positiva
indica que essa estratégia pode ser integrada ao pré-natal para melhorar o acesso à
informação e fortalecer a humanização do cuidado. Sugere-se ampliar futuras
investigações, incluindo a percepção das gestantes e explorando diferentes contextos
socioeconômicos para garantir maior abrangência e impacto da tecnologia educacional
desenvolvida.

Referências

ALVES, F. L. C. et al. Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação
em saúde. Revista gaúcha de enfermagem, v. 40, 2019.
https://www.scielo.br/j/rgenf/a/STgFwJs6TLfstfsjxxG3PQN/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 10 jan. 2025.
AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. First and
second stage labor management. Clinical Practice Guideline, n. 8, 2024. Disponível
em: https://www.acog.org/-/media/project/acog/acogorg/clinical/files/clinical-practiceguideline/articles/2024/01/first-and-second-stage-labormanagement.pdf?rev=fdaf01f04b86444f8afb6734d88df4de&hash=DF951ED1C2435A5
D61D7EB088ED45D17. Acesso em: 10 jan. 2025.
BALBINO, A. C.; SILVA, A. N. S.; QUEIROZ, M. V. O. El impacto de las tecnologías
educativas en la formación de profesionales a cargo de la atención neonatal. Revista
CUIDARTE, v. 11, n. 2, 2020. Disponível em:
http://scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-09732020000200402.
Acesso em 20 set. de 2024.
BALSELLS, M. M. D. et al. Desenvolvimento de cartilha como tecnologia educacional
para alívio da dor do parto. Acta Paulista de Enfermagem, v. 36, 2023. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ape/a/tzVbmjnrxNJw64NVgGfQmbp/ Acesso em 20 set. de 2024.
BERTA, M. et al. Effect of maternal birth positions on duration of second stage of labor:
systematic review and meta-analysis. BMC pregnancy and childbirth, v. 19, n. 1, p.
466, 2019. https://bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12884-
019-2620-0. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31801479/ Acesso em 17
set. de 2024.
BLANK, E. B. et al. práticas educativas para (re) significar o parto e o nascimento no
olhar de puérperas. salusvita, v. 38, n. 3, p. 581-595, 2019. Disponível em:
svita_v38_n3_2019_art_02.pdf>. Acesso em: 31 maio. 2024.
CARVALHO, E. R. et al. Expectativa e experiência do processo parturitivo em mulheres
atendidas em unidade básica de saúde. Saúde e Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 545–554, 21
out. 2019. Disponível em:

Acesso em: 31 maio. 2024.
CARVALHO, E.C.D. et al. Efeito de vídeo educativo no comportamento de higiene bucal
de pacientes hematológicos: Rev. Eletr. Enf., n. 16, p. 304-11, p. 2014. Disponível em:
< https://revistas.ufg.br/fen/article/view/23300> Acesso em: 31 out. 2024.
CARVALHO, G. DE J. F. DE et al. SIMPLESMENTE MÃES: CONSTRUÇÃO
COMPARTILHADA DE TECNOLOGIAS SOBRE PRÉ-NATAL DE MULHERES COM
DEFICIÊNCIA VISUAL. Cogitare Enfermagem, v. 29, 2024. Disponível em: <
https://www.scielo.br/j/cenf/a/vJBZxHyhjttSVB7FhdLxMHC/ > Acesso em: 01 jan. 2025.
CARVALHO, L. L. et al. Aspectos psicossociais da gestação de alto risco: análise de
mulheres grávidas hospitalizadas. Psico, Porto Alegre, v. 52, n. 4, p. 1-12, jul.-set.
2021.
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/36341/27343
Acesso em: 01 de set. 2024.
CASSIANO, A. N.; TEIXEIRA, E.; DE MENEZES, R. M. P. Tecnologia educacional para
primigestas: estudo quase experimental. Revista da Escola de Enfermagem da USP,
v. 56, 2022. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reeusp/a/f5sssnByxvJ7DBPzDMfmLBL/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 01 de set. 2024.
CHANDRA, M.; PARAY, A. A. Natural physiological changes during pregnancy. The
Yale journal of biology and medicine, v. 97, n. 1, p. 85–92, 2024.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10964813/ Acesso em: 01 de set. 2024.
CLEBAK, K. T.; CROAD, J. R.; LUTZKANIN, A. I. Active vs. Expectant management in
the third stage of labor. American family physician, v. 103, n. 7, p. 404–405, 2021. .
Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33788510/> Acesso em: 01 jan. de
2025.
COELHO, M. O.; JORGE, M. S. B. Tecnologia das relações como dispositivo do
atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do
acolhimento e do vínculo. Ciencia & saude coletiva, v. 14 Suppl 1, p. 1523–1531,
2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/F8cMBSY8RtNZw3349gRrLqR/
Acesso em: 10 dez. de 2024.
COHEN, W. R.; FRIEDMAN, E. A. Clinical evaluation of labor: an evidence- and
experience-based approach. Journal of perinatal medicine, v. 49, n. 3, p. 241–253,
2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33068385/ Acesso em:10 dez. de
2024.
COHEN, W. R.; FRIEDMAN, E. A. The latent phase of labor. American journal of
obstetrics and gynecology, v. 228, n. 5S, p. S1017–S1024, 2023. Disponível em:
https://www.ajog.org/article/S0002-9378(22)00308-8/fulltext Acesso em:10 dez. de
2024.
COHEN, W. R.; FRIEDMAN, E. A. Labor and delivery care: A practical guide. 1. ed.
[s.l.] Standards Information Network, 2011. Disponível em:
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781119971566 Acesso em:10 dez. de
2024.
CORRÊA, B. V. et al. Elaboração e validação de video educativo sobre cuidados de
crianças em uso de cateter semi-implatável. Rev Gaúcha Enferm., v. 41, p. 1-13, 2021.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117696 Acesso em: 23
de nov. 2024.
DALHAUG, E. M.; HAAKSTAD, L. A. H. Does appearance matter during pregnancy? A
cross-sectional study of body satisfaction from pre-pregnancy to late
gestation. International journal of environmental research and public health, v. 19,
n. 23, p. 16375, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/23/16375
Acesso em: 30 de nov. 2024.
DALMOLIN, A. et al. Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a
pessoas com colostomia e familiares. Revista gaucha de enfermagem, v. 37, n. spe,
p. e68373, 2017. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rgenf/a/gCB5xxTX4wcSrGKfDBnDngQ/ Acesso em: 12 de nov.
2024.
DOMÍNGUEZ-SOLÍS, E.; LIMA-SERRANO, M.; LIMA-RODRÍGUEZ, J. S. Nonpharmacological interventions to reduce anxiety in pregnancy, labour and postpartum: A
systematic review. Midwifery, v. 102, n. 103126, p. 103126, 2021. Disponível em:

Acesso em: 25 de nov. 2024.
FÉLIX, H. C. R. et al. The Signs of alert and Labor: knowledge among pregnant
women. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 19, n. 2, p. 335–341, 2019.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/3Mk45ZSNH3Z9zWV8QxStyHw/ Acesso
em: 30 de nov. 2024.
FLEMING, S. E; REYNOLDS J; WALLACE B. Lights… camera… action! A guide for
creating a DVD/video. Nurse Educ. 2009;34(3):118-21. Disponível em:
https://doi.org/10.1097/ NNE.0b013e3181a0270e Acesso em: 30 de nov. 2024.
FUMAGALLI, S. et al. Development and validation of a predictive model to identify the
active phase of labor. BMC pregnancy and childbirth, v. 22, n. 1, p. 641, 2022.
Disponível em:
https://bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12884-022-04946-y
Acesso em: 02 de out. 2024.
GEHLING, H. et al. Describing the transition from late pregnancy into early labour - A
prospective cohort study. Sexual & reproductive healthcare: official journal of the
Swedish Association of Midwives, v. 37, n. 100895, p. 100895, 2023. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187757562300085X Acesso em: 30
de nov. 2024.
HANLEY, G. E. et al. Diagnosing onset of labor: a systematic review of definitions in the
research literature. BMC pregnancy and childbirth, v. 16, n. 1, p. 71, 2016. Disponível
em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27039302/ Acesso em: 30 de ago. 2024.
JOVENTINO, E. S. et al. Tecnologias de enfermagem para promoção do aleitamento
materno: revisão integrativa da literatura. Revista gaucha de enfermagem, v. 32, n. 1,
p. 178–184, 2011. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rgenf/a/5sRmxNQj8Tqc6szZCTbjGvx/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 30 de out. 2024.
LEITE, S. DE S. et al. Construction and validation of an Educational Content Validation
Instrument in health. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, n. suppl 4, p. 1635–
1641, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xs83trTCYB6bZvpccTgfK3w/
Acesso em: 01 de jan. 2025.
LIMA, A. M. C. et al. Tecnologias educacionais na promoção da saúde do
idoso. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 4, 2021. Disponível em:
http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3277/956 Acesso em: 21
de nov. 2024.
MANZE, M. G. et al. The association of pregnancy control, emotions, and beliefs with
pregnancy desires: A new perspective on pregnancy intentions. PloS one, v. 16, n. 3, p.
e0249032, 2021. Disponível em:
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0249032 Acesso em:
01 de nov. 2024.
MEDEIROS, R. M. K. et al. Repercussões da utilização do plano de parto no processo
de parturição. Revista gaucha de enfermagem, v. 40, n. 0, p. e20180233, 2019.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/FwsQmg48tP6BrWrd95GhWhJ/ Acesso
em: 15 de jan. 2025.
Merhy, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2ª ed. São Paulo: Hucitec; 2005.
Acesso em: 15 de nov. 2024.
MIKOLAJKOW, A.; MAŁYSZCZAK, K. Biological factors and consequences of
pregnancy-related anxiety - What do we know so far? Psychiatria polska, v. 56, n. 6, p.
1289–1314, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37098199/ Acesso
em: 30 de nov. 2024.
MOLLA, W.; DEMISSIE, A.; TESSEMA, M. Active management of third stage of labor:
Practice and associated factors among obstetric care providers in north Wollo, Amhara
region, Ethiopia. Obstetrics and gynecology international, v. 2021, p. 9207541, 2021.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35003266/ Acesso em: 05 de ago.
2024.
MONTEIRO, B. R. et al. Atenção à saúde no contexto do pré-natal e parto sob a
perspectiva de puérperas. Revista brasileira de enfermagem, v. 73, n. 4, 2020.
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reben/a/HPDxkjGFYrHJcv4qwDQ3jjN/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 30 de set. 2024.
MOREAU, C. et al. Pregnancy planning and acceptance and maternal psychological
distress during pregnancy: results from the National Perinatal Survey, France, 2016.
BMC pregnancy and childbirth, v. 22, n. 1, p. 162, 2022. Disponível em:
https://bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12884-022-04496-
3 Acesso em: 31 de dez. 2024.
NUNES, R. D. et al. Evaluating the effectiveness of an educative workshop for pregnant
women using pre and post intervention surveys. Cadernos de saude publica, v. 35, n.
10, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csp/a/kQnR8D4ZnvkkwzxzWdvn6Nt/?lang=en Acesso em: 29 de
nov. 2024.
OLIVEIRA, P. A. et al. A utilização de vídeos educativos no processo ensinoaprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem. Brazilian Journal of
Health Review, v. 7, n. 2, p. e68562, 2024. . Disponível em:
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562 Acesso em:
19 de nov. 2024.
OLIVEIRA, Y. S. P. C. et al. INFOGRÁFICO PARA GESTANTES E
ACOMPANHANTES: TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO
ATENDIMENTO OBSTÉTRICO. Cogitare Enfermagem, v. 28, 2023. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/cenf/a/SrBSkCjXvZRpKGjSCGV8LHN/ Acesso em: 30 de nov.
2024.
OLZA, I. et al. Birth as a neuro-psycho-social event: An integrative model of maternal
experiences and their relation to neurohormonal events during childbirth. PloS one, v.
15, n. 7, p. e0230992, 2020. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7386571/ Acesso em: 30 de nov. 2024.
OLZA, I. et al. Women’s psychological experiences of physiological childbirth: a metasynthesis. BMJ open, v. 8, n. 10, p. e020347, 2018. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30341110/ Acesso em: 30 de jul. 2024.
PAN, W.-L. et al. Effects of a prenatal mindfulness program on longitudinal changes in
stress, anxiety, depression, and mother–infant bonding of women with a tendency to
perinatal mood and anxiety disorder: a randomized controlled trial. BMC pregnancy
and childbirth, v. 23, n. 1, 2023. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10388457 Acesso em: 05 de jul. 2024.
PANTOJA, L. R. B. et al. Construção de uma tecnologia educativa sobre violência
obstétrica para as gestantes. Revista Baiana de Enfermagem, v. 37, 2023. Disponível
em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1529656 Acesso em: 10 de
nov. 2024.
PASQUALI, L. Psicometria: teoria e aplicações. Brasília. UNB, 1997.
PEREIRA, A. C. T. P; SILVA, M. G.; MISSIO, L. Conhecimento das gestantes atendidas
em um hospital de ensino sobre trabalho de parto e parto. Perspectivas
Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde
(PECIBES), v. 8, n. 1, p. 2–9, 2022. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/361973337_Conhecimento_das_gestantes_at
endidas_em_um_hospital_de_ensino_sobre_trabalho_de_parto_e_parto Acesso em:
04 de set. 2024.
PEREIRA, S. B. et al. Good practices of labor and birth care from the perspective of
health professionals. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, n. suppl 3, p. 1313–
1319, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reben/a/XYksDZmcHxdFTppBV87bxrn/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 02 de jul. 2024.
PINTO, T. DA R. C. et al. Educational animation about home care with premature
newborn infants. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, n. suppl 4, p. 1604–1610,
2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/q3PvSXRt87zFn3pTwG8QtQC/
Acesso em: 30 de jan. 2025.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em Enfermagem: avaliação de
evidências para a prática da Enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de Pesquisa em
Enfermagem. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SANTIAGO, R. F. et al. Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal
para adolescentes grávidas na atenção básica. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33,
2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/mGmKFzfStkBK4VqRKzDGTjs/
Acesso em: 28 de set. 2024.
SARIDI, M. et al. Assessment of quality of life and psycho-emotional burden in pregnant
women in Greece. European journal of midwifery, v. 6, n. March, p. 1–7, 2022.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8939182/ Acesso em: 28
de set. 2024.
SASSO, G. T. M. D. et al. CONTRIBUIÇÃO POTENCIAL DE APLICAÇÃO DO
ChatGPT® NA APRENDIZAGEM DO CHOQUE SÉPTICO EM TERAPIA
INTENSIVA. Texto & contexto enfermagem, v. 33, 2024. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/tce/a/Q7ZMYCXGNgkHrpLWRGpc6Cv/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 28 de set. 2024.
SILVA, B. C. et al. Pregnant women’s contribution in the construction and evaluation of
an educational technology: the “Comics for Pregnant Women”. Revista brasileira de
enfermagem, v. 74, n. suppl 4, p. e20201243, 2021a. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reben/a/qYmChs83dHjtMzsGXnZhC5J/ Acesso em: 24 de set.
2024.
SILVA, P. G. DA et al. Production and validation of educational technology on nursing
care for syphilis prevention. Revista brasileira de enfermagem, v. 74Suppl 5, n. Suppl
5, p. e20190694, 2021b. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reben/a/3SjgsxfxdMqrZx6dbDNkjLd/ Acesso em: 30 de jan.
2025.
SILVA, L. R. E. et al. The effect of educational technology use to guide parturient
women’s companions: a randomized controlled study. Revista da Escola de
Enfermagem da U S P, v. 55, p. e03666, 2021c. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reeusp/a/SbSnVHSHhrbD7TgNxvSw9mP/ Acesso em: 23 de
nov. 2024.
SOUZA, A. C. C. DE; MOREIRA, T. M. M.; BORGES, J. W. P. Educational technologies
designed to promote cardiovascular health in adults: integrative review. Revista da
Escola de Enfermagem da U S P, v. 48, n. 5, p. 944–951, 2014. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25493501/ Acesso em: 30 de out. 2024.
SOUZA, A. C. DE; ALEXANDRE, N. M. C.; GUIRARDELLO, E. DE B. Propriedades
psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade.
Epidemiologia E Serviços De Saúde, v. 26, n. 3, p. 649–659, jul. 2017. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28977189/ Acesso em: 30 de out. 2024.
STOUMPOS, A. I.; KITSIOS, F.; TALIAS, M. A. Digital transformation in healthcare:
Technology acceptance and its applications. International journal of environmental
research and public health, v. 20, n. 4, p. 3407, 2023. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36834105/ Acesso em: 20 de ago. 2024.
TRIGUEIRO, T. H. et al. Experiência de gestantes na consulta de Enfermagem com a
construção do plano de parto. Escola Anna Nery, v. 26, p. e20210036, 2022. .
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/HKb5Hr936KVxBTVj4rQ7FKh/ Acesso em:
20 de jan. 2025.
WIGERT, H. et al. Women’s experiences of fear of childbirth: a metasynthesis of
qualitative studies. Int J Qual Stud Health Well-being, v. 15, n. 1, pág. 1704484, 2020.
Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17482631.2019.1704484
Acesso em: 20 de jan. 2025.
ZAKARIA, Z. Z. et al. Physiological changes and interactions between microbiome and
the host during pregnancy. Frontiers in cellular and infection microbiology, v. 12,
2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8899668/ Acesso
em: 10 de set. 2024.
ZUGAIB, M; FRANCISCO, R. P. V. Obstetrícia. Barueri, SP: Manole. 2023.
Publicado
2025-07-25
Como Citar
1.
Campos PF, Tominaga LBL. Construção e Validação de Tecnologia Educacional. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 25jul.2025 [citado 20ago.2025];8(Supl.1):e169. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/169