Gestão da clínica como ferramenta para melhorias dos resultados assistenciais

  • Simone Simon Hospital Costa Cavalcante.
  • Giseli Cipriano Rodacoski Escola de Saúde Pública do Paraná.
Palavras-chave: Governança Clínica, Protocolos Clínicos, Assistência Centrada no Paciente

Resumo

Centrada na implantação de estratégias de segurança do paciente, a Gestão da Clínica abrange elementos de atenção gerenciada e governança clínica, é indispensável conhecer métodos que contribuam para um gerenciamento excepcional, selecionando bases de pesquisas confiáveis e atualizadas, para que proporcionem efetividade e um diferencial focado no cuidado do paciente dentro das instituições hospitalares. Com isso, se dá a importância do conhecimento e gerenciamento das diretrizes básicas para elaboração e implantação de protocolos, o que é determinante para que todos percebam o seu papel no atingimento dos resultados. Assim, este artigo tem como objetivo o de apresentar um relato de experiência da implantação da Unidade de Gerenciamento de Protocolos em um hospital do interior do Paraná. Os resultados da pesquisa indicam que a referida implantação objetivou institucionalizar e padronizar diretrizes que anteriormente estavam sendo coordenadas por unidades com especificidades diferentes, sendo que atualmente esses documentos são elaborados considerando um modelo institucional padrão, o qual inclui uma linguagem clara de todos os envolvidos no processo, e o monitoramento dos resultados é realizado pelos gestores e gerentes através de indicadores com metas mensuráveis e exequíveis. No contexto geral, todos os protocolos do hospital são acompanhados no indicador estratégico “taxa de efetividade geral dos protocolos” que em média é de 95%. Concluiu-se que a Gestão da Clínica resulta em maior segurança do paciente, considerando que as etapas são ferramentas de melhorias assistenciais, visto que são compostas por capacitação e sensibilização continuada das equipes, otimizando recursos e disseminando uma linguagem íntegra e única.

Biografia do Autor

Simone Simon, Hospital Costa Cavalcante.

Administradora. Graduada em Administração pela UNICESUMAR. Foz do Iguaçu/PR e Especializanda em Gestão Hospitalar – HOSPSUS, Gerente de Qualidade no Hospital Costa Cavalcante.

Giseli Cipriano Rodacoski, Escola de Saúde Pública do Paraná.

Psicóloga. Mestre em Educação e Doutora em Biotecnologia, Docente na Escola de Saúde Pública do Paraná.

Referências

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Publicado
2019-07-18
Como Citar
1.
Simon S, Rodacoski G. Gestão da clínica como ferramenta para melhorias dos resultados assistenciais. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 18jul.2019 [citado 19abr.2024];2:46-3. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/230