Escola de enfermagem

estratégia para uma formação qualificada

  • Natalie Aparecida Ferreira da Silva Associação Beneficente São Francisco de Assis. Umuarama – PR, Brasil.
  • Andressa P. de O. Q. Martins Associação Beneficente São Francisco de Assis.
  • Mayara Rodrigues Piassa Associação Beneficente São Francisco de Assis.
  • Renilde Ana Puschel de Alvarenga Associação Beneficente São Francisco de Assis.
  • Giseli Cipriano Rodacoski Escola de Saúde Pública do Paraná. https://orcid.org/0000-0003-4837-9331
Palavras-chave: Enfermagem, Recursos Humanos em Saúde, Educação Continuada, Educação Técnica em Enfermagem

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência com o planejamento de criação de um centro formador de profissionais técnicos de enfermagem. Sua concepção foi desenhada a partir do reconhecimento das dificuldades técnico-científicas enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no campo de trabalho, sendo necessário melhorar a qualidade da formação, bem como os limites e carências observadas durante o processo de contratação. A criação do Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis, caracteriza-se como um importante marco para a mantenedora, com elevado impacto na resolutividade e eficiência da assistência à saúde prestada. O relato descreve processo de trabalho do grupo para a criação do Centro Formador cujos preceitos são qualidade educacional, interprofissionalismo, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e valorização de todos os envolvidos no processo (alunos, professores, profissionais de saúde, gestores educacionais e institucionais), a fim de formar profissionais altamente qualificados.

Biografia do Autor

Natalie Aparecida Ferreira da Silva, Associação Beneficente São Francisco de Assis. Umuarama – PR, Brasil.

Enfermeira. Especialista em Segurança do Trabalho, Gerente de Qualidade da Associação Beneficente São Francisco de Assis. Umuarama – PR, Brasil.

Andressa P. de O. Q. Martins, Associação Beneficente São Francisco de Assis.

Mestre em Enfermagem, Docente da Universidade Paranaense. Enfermeira da Associação Beneficente São Francisco de Assis. Umuarama – PR, Brasil.

Mayara Rodrigues Piassa, Associação Beneficente São Francisco de Assis.

Enfermeira, Gerente de Enfermagem da Associação Beneficente São Francisco de Assis. Umuarama – PR, Brasil.

Renilde Ana Puschel de Alvarenga, Associação Beneficente São Francisco de Assis.

Administradora, Associação Beneficente São Francisco de Assis. Umuarama – PR, Brasil.

Giseli Cipriano Rodacoski, Escola de Saúde Pública do Paraná.

Giseli Cipriano Rodacoski Psicóloga. Mestre em Educação, Doutorado na linha de pesquisa Ensino na Saúde, Docente na Escola de Saúde Pública do Paraná.

Referências

1. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticaeducativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

2. Pereira I.B., Ramos M. N. Educação Profissional em Saúde. 20 ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006 . 120 p (Coleção Temas emSaúde). Disponível em https://books.google.com.br/books?id=LePpAgAAQBAJ&pg=PA57&lpg=PA57&dq=isabel+RETSUS&source=bl&ots=li9zeMmW9f&sig=52vH3Zg1v-u1oIFYrJvutXn82c&hl=pt-R&sa=X&ved=2ahUKEwirnoy40tzeAhUDDpAKHWuxB70Q6AEwDXoECAkQAQ#v=onepage&q=isabel%20RETSUS&f=false Acessadoem 20 de novembro de 2018.

3. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília:Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.

4. Cardoso MLM et al. A Política Nacional de Educação Permanenteem Saúde nas Escolas de Saúde Pública: reflexões a partirda prática. Ciênc. e Saúde Coletiva [online]. 2017, vol.22, n.5,pp.1489-1500. ISSN 1413-8123. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.33222016. Acessado em 18 deoutubro de 2018.

5. Brasil. Portaria nº 198 GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004.Institui a Política Nacional de Educação Perma¬nente em Saúdecomo estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação eo desenvolvimento de traba¬lhadores para o setor e dá outrasprovidências. Diário Oficial da União 2004; 13 fev.

6. Brasil. Portaria nº 1.996 GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Dispõesobre as diretrizes para a implementação da Política Nacionalde Educação Permanente em Saú¬de. Diário Oficial da União2007; 20 ago.

7. Cunha AC, Mauro MYC. Educação continuada e a norma regulamentadora32: utopia ou realidade na enfermagem? Rev. Bras.Saúde ocup. 2010; 35 (122): 305-313.

8. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalhoe da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educaçãoem Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde /Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educaçãona Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde.– Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

9. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1998.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acessado em 19 de outubro de 2018.

10. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Manual de Procedimentospara os Atos Regulatórios das Instituições de Ensinodo Sistema Estadual de Ensino do Paraná; volume I. 2014. Disponívelem: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/Manuais/MANUAL_VOLUME_I.pdf Acessado em 03 de novembro de2018.

11. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Manual de Procedimentospara os Atos Regulatórios das Instituições de Ensino doSistema Estadual de Ensino do Paraná; volume II. 2014. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/Manuais/MANUAL_VOLUME_II.pdf Acessado em 03 de novembro de 2018.

12. Brasil. IBGE. Censo Demográfico, 2018 [acessado em 19 deoutubro 2018]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/umuarama/panorama.

13. Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2764. Acessado em 19 de outubro de 2018.

14. Paraná. Secretaria de Saúde. Resolução nº 0318, de 31 de julhode 2002. Norma Técnica tem por finalidade estabelecer as exigênciassanitárias para instituições de ensino fundamental, médioe superior, bem como cursos livres no Estado do Paraná. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Legislacao/estudual_resolucao/02RPR318ensinofundamental.pdf. Acessado em 19 de outubro de 2018.
Publicado
2019-07-18
Como Citar
1.
Silva N, Martins A, Piassa M, Alvarenga R, Rodacoski G. Escola de enfermagem. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 18jul.2019 [citado 24nov.2024];2:62-9. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/232