Revisão integrativa sobre o processo de compra e distribuição de materiais médicos e hospitalares

  • Sergio Luiz Wolker
  • Tania Portella Costa
  • Olga Laura Giraldi Peterlini
Palavras-chave: Central Hospitalar de Suprimentos, Logística, Farmácia hospitalar, Gestão Hospitalar

Resumo

O planejamento dos processos logísticos, sendo estes considerados desde o abastecimento, compras, estoques até a distribuição, auxilia na otimização e redução dos recursos dos hospitais, portanto são importantes instrumentos na gestão hospitalar, em que o gerenciamento dos suprimentos farmacêuticos se configura como essenciais nesse processo. Este estudo teve por objetivo analisar as evidências disponíveis na literatura sobre Gestão de Suprimentos e Logística. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico incluiu pesquisa na base de dados eletrônica B.V.S. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavraschave em português, selecionadas de acordo com a relevância para o tema em questão, segundo os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): “Gestão de Suprimentos”, “Gestão da Cadeia de Suprimentos” e “Farmácia Hospitalar”. A partir dessa busca sistematizada foram selecionados 05 artigos que foram analisados. Com os resultados obtidos houve a necessidade de os hospitais melhorarem seus processos e incluírem os indicadores de gestão para se avaliar a cadeia de suprimentos. O estudo foi relevante, contribuindo para as discussões na área da saúde hospitalar e melhorias na gestão dos processos internos.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Wolker

Administrador. Especialista em Marketing e Desenvolvimento Gerencial, Gestão de Pessoas e Gestão Pública em Saúde. Discente do curso de Gestão Hospitalar do programa de apoio e qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do sistema único de saúde do Paraná-HOSPSUS.

Tania Portella Costa

Mestre em Saúde Pública. Consultora Episus Fundamental, Ministério da Saúde.

Olga Laura Giraldi Peterlini

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Chefe da Divisão de Ensino Superior da Escola de Saúde Pública do Paraná-2018. Diretora de Educação da ABEn-PR – 2017-2019.

Referências

1. Infante M, Santos MAB. A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva: uma abordagem logística para a área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n. 4, jul./ago. 2007.

2. Drucker PF. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.

3. Matias AV. “Gestão da Cadeia de Suprimentos” Disponível em: https://saudebusiness.com/noticias/a-importancia-da-gestao-dacadeia- de-suprimentos-na gestao-hospitalar/. Consultado em 04 de setembro de 2018.

4. Castelar RM, Mordelet P, Grabois V. Gestão Hospitalar: Um desafio para o Hospital Brasileiro. França: Editions École Nationale de La Santé Publique, 1995.

5. Maudonnet R. Administração Hospitalar, Rio de Janeiro. Editora Cultura Médica 1988.

6. Ballou RH. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993.

7. Santos GAA. Gestão de Farmácia Hospitalar. Ed. Senac. São Paulo, 2006.

8. Kurien GP, Qureshi MN. Study of performance measurement practices in supply chain management. International Journal of Business, Management and Social Sciences, 2011.

9. Christopher M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento: Estratégias para a Redução de custos e Melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 2005.

10. Graeml AR. Sistemas de Informação - o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo: Atlas. 2000.

11. Campos JA. Cenário Balanceado – painel de indicadores para gestão estratégica de negócio. São Paulo: Aquariana. 1998.

12. Barbieri JC, Machline C. Logística hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2006.

13. Paulus Jr A. Gerenciamento de recursos materiais em unidades de saúde. Revista Espaço para a Saúde, v.7, n.1, p.7-10, 2005.

14. Alves L. Gestão Logística em Saúde, eBook do Curso Gestão em Saúde. 2016.

15. Souza GD. Carvalho MSMV. Liboreiro MAM. Análise das principais ferramentas de TI que determinam melhoria na criação e manutenção do SCM eficiente em uma rede hospitalar no centrooeste do Brasil, 2005.

16. Alcântara EG. Avaliar a área de Suprimentos do HSVP explorando a cadeia de suprimentos médico hospitalares, 2016.

17. Silva MJS, Torres RM, Oliveira MA, Castro CGSO. Avaliar serviços de farmácia dos hospitais estadual com gestão da Secretaria Estadual com 20 hospitais. 2012.

18. Noronha AGGM, Borges DF. Medir a qualidade da gestão de medicamentos em 03 hospitais públicos de Natal, 2005.

19. Ribeiro S. Logística Hospitalar: Desafio Constante, Notícias Hospitalares, Disponível em www.noticiashospitalares.com.br/mar2005/htm/apoio.htm, acessado em 18/09/2018.
Publicado
2019-07-18
Como Citar
1.
Wolker S, Costa T, Peterlini O. Revisão integrativa sobre o processo de compra e distribuição de materiais médicos e hospitalares. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 18jul.2019 [citado 25abr.2024];2:103-12. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/236