Programa de incentivo ao aleitamento materno em creches de Curitiba-PR: percepção de profissionais da educação infantil

Palavras-chave: Aleitamento Materno, Lactentes, Alimentação materna, Creches

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de profissionais da educação infantil quanto ao programa de incentivo ao aleitamento materno em creches do município de Curitiba-PR. Estudo transversal, de caráter quantitativo, realizado em 40 centros municipais de educação infantil (CMEI) participantes do Programa Mama Nenê. Ao todo, participaram do estudo 108 profissionais. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários estruturados com perguntas fechadas. Foi realizada análise descritiva dos dados. Com base na percepção dos profissionais entrevistados, as creches analisadas incentivam o aleitamento materno por meio do Programa Mama Nenê, utilizando estratégias significativas. Contudo, foi verificada baixa adesão das mães à iniciativa de usar os espaços físicos das creches para amamentar, conhecidos como “cantinhos da amamentação”. Para a criação de condições mais favoráveis à continuidade da amamentação nestas instituições, a educação em saúde e a adequação das leis que protegem mulheres trabalhadoras que amamentam são questões fundamentais.

Biografia do Autor

Lais dos Santos, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

Nutricionista Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba-PR

Rubia Daniela Thieme, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Docente da Universidade Positivo (UP) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado
2019-11-25
Como Citar
1.
Santos L, Thieme R. Programa de incentivo ao aleitamento materno em creches de Curitiba-PR: percepção de profissionais da educação infantil. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 25nov.2019 [citado 25dez.2024];2(2):85-6. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/272
Seção
Artigos originais