Educação entre pares e identificação de riscos durante a adolescência: uma revisão bibliográfica

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavras-chave: Adolescente. Fatores de Risco. Educação entre pares.

Resumo

A Educação entre Pares (EP) tem se mostrado uma estratégia eficaz na identificação de fatores de risco na adolescência. Este trabalho tem como objetivos pesquisar na literatura científica a relação da EP com a identificação de fatores de risco no período da adolescência, bem como elucidar possíveis vantagens e limitações dessa estratégia na atenção básica. O estudo justifica-se por abordar questões que buscam melhorar o processo de transmissão e compreensão de informações, e consequentemente reduzir os fatores de risco desse grupo populacional. A metodologia adotada para o desenvolvimento dos objetivos referidos foi a revisão de literatura bibliográfica, que contou com quatro etapas de seleção até a amostra final de seis artigos. A revisão bibliográfica aponta que a EP, quando implementada de maneira adequada, pode ser considerada uma estratégia positiva na identificação e análise dos fatores de riscos durante a adolescência e, de modo consequente, facilitar o processo de ganhos em saúde.

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Publicado
2020-07-08
Como Citar
1.
de Oliveira N, Vidal Pereira A. Educação entre pares e identificação de riscos durante a adolescência: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 8jul.2020 [citado 16abr.2024];3(1). Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/345
Seção
Artigos de revisão