Desdobramentos das onze conclusões da esquistossomose no Vale do Paraíba, Brasil, 1967-1969: comunicação breve

Palavras-chave: Esquistossomose. Doenças Endêmicas. Saúde Pública. História da Medicina.

Resumo

Trata-se de um breve relato acerca dos desdobramentos das onze conclusões de uma tese de doutoramento em seis ações sobre a instalação e expansão da esquistossomose mansoni autóctone no Vale do Médio Paraíba, no Estado de São Paulo, Brasil. O trabalho tem importância histórica uma vez que foi apresentado e defendido em 1967, à Cátedra de Doenças Tropicais e Infectuosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), tendo contribuído para o desenvolvimento de outras pesquisas relacionadas à temática até o ano de 1969 e o controle da endemia naquele local à época.

Biografia do Autor

João José Batista de Campos, Universidade Estadual de Londrina

João José Batista de Campos: atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina UEL (desde junho de 1985). Doutor em Ciências/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com uma tese sobre o ensino da saúde coletiva na graduação de medicina. Mestre em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Nelson Rodrigues dos Santos

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1961) e Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1967). Especialização em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP). Foi Professor Titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina, Consultor da OPAS/OMS, Professor de Medicina Preventiva e Social da Unicamp. 

Referências

1. Katz Naftale, Almeida Karina. Esquistossomose, xistosa, barriga d'água. Cienc. Cult. [Internet]. 2003 Jan [cited 2020 Mar 30]; 55(1): 38-43. Available from: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000100024&lng=en.
2. Barros JD. O campo da história. Especialidades e abordagens. 9.ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2013.
3. Rodrigues NR. Esquistossomose mansoni autóctone no Vale do Médio Paraíba, Estado de São Paulo, Brasil. Contribuição para o estudo de zona endêmica [Tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 1967.
Publicado
2020-07-08
Seção
Comunicações breves