Docentes vítimas de violência laboral e a implicação nas dimensões da sindrome de Burnout

Palavras-chave: Docentes, Violência no trabalho, Esgotamento psicológico

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar variáveis de violência fisica e verbal e sua implicação nas dimensões do burnout. Trata-se de um estudo exploratório, cuja a população foi docentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de um município de médio porte localizado no Sul do Brasil. Foi utilizado o teste de ‘U’ de Mann-Whitney para comparação de médias. A maior parte dos participantes eram do sexo feminino, as idades variaram de 21 a 66 anos. Os docentes que sofreram violência física e verbal no ambiente laboral nos últimos 12 meses, apresentaram níveis maiores de exaustão emocional e despersonalização contudo a realização profissional houve pouca alteração, a presença de duas dimensões alteradas já indica síndrome de Burnout. A violência contra os docentes no ambiente escolar prejudica a saúde dos profissionais e consequentemente o desempenho profissional.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Oliveira Moreira, Universidade Estadual de Londrina. Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade

Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Enfermeira do Serviço de Educação e Pesquisa do Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade.

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Publicado
2021-04-09
Como Citar
1.
Santiago Ribeiro BM, Martins J, Barcelos Dalri R de C, Oliveira Moreira A. Docentes vítimas de violência laboral e a implicação nas dimensões da sindrome de Burnout. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 9abr.2021 [citado 22nov.2024];3(2):94-06. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/398
Seção
Artigos originais