Enfrentamento à pandemia da COVID-19: experiências da farmácia do Paraná da 2ª Regional de Saúde
A experiência da Farmácia do Paraná da 2ª Regional de Saúde Metropolitana
Resumo
O surgimento do novo coronavírus exigiu a readaptação de diversos sistemas pertencentes à sociedade. Neste contexto, houve a necessidade da reestruturação dos fluxos de grande parte dos serviços de saúde. O presente relato de experiência descreve as ações adotadas pela Farmácia do Paraná (2ª RSM) para minimizar os impactos da pandemia aos pacientes e funcionários. Foram adotadas medidas de caráter administrativo, organizacional e estrutural, incluindo alterações nos processos de dispensação de medicamentos, nas renovações de cadastro e na busca ativa por usuários elegíveis ao serviço “Remédio em Casa”. No panorama inicial da estratégia, foi possível verificar um incremento no envio de medicamentos via SEDEX, refletindo em uma redução na quantidade de atendimentos presenciais. Tais ações, realizadas de maneira coordenada, contribuem para a redução do risco de contágio e exposição à COVID-19, refreando o avanço da contaminação e reforçando a importância das medidas de isolamento social.
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