Produção de materiais psicoeducativos a gestores da saúde para intervenção na pandemia da Covid-19

Palavras-chave: COVID-19. Gestores. Psicologia.

Resumo

A intervenção psicológica é considerada uma condição fundamental de saúde pública para
superar a pandemia da COVID-19. Profissionais da saúde e gestores, que estão na linha de
frente ao combate à Covid, lidam diariamente com o medo, a ansiedade e o estresse
provocado pela situação. O presente artigo descreve o processo de elaboração de um
material psicoeducativo para auxiliar na intervenção com gestores da saúde do Hospital
Universitário e UBSs na cidade de Londrina. O material foi elaborado como uma das
atividades do projeto “Suporte Covid-19: atendimento aos profissionais e pacientes do
Hospital Universitário-UEL”, desenvolvido por docentes e discentes de Psicologia da
Universidade Estadual de Londrina e colaboradores. Os conteúdos foram elaborados a partir
de material específico sobre como atuar em situação de estresse, desenvolvidos pela
Fiocruz e pela Sociedade Brasileira de Psicologia. O material produzido foi disponibilizado
on-line e por meio de cartazes fixados em locais específicos no hospital.

Biografia do Autor

Daiane Zanqueta, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Análise do Comportamento.
Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Paraná, Brasil).

Letícia Accorsi, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Análise do Comportamento.
Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Paraná, Brasil).

Silvia Regina de Souza, Dra., Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia Clínica.
Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, SP., Brasil).

Edmarcia Manfredin Vila, Dra., Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Universidade
Federal do Paraná - UFPR (Curitiba, PR., Brasil).

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Publicado
2020-12-21
Como Citar
1.
Zanqueta D, Accorsi L, Soares MR, de Souza S, Vila E. Produção de materiais psicoeducativos a gestores da saúde para intervenção na pandemia da Covid-19. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 21dez.2020 [citado 18abr.2024];3(Supl.). Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/431