Produção de materiais psicoeducativos a gestores da saúde para intervenção na pandemia da Covid-19
Resumo
A intervenção psicológica é considerada uma condição fundamental de saúde pública para
superar a pandemia da COVID-19. Profissionais da saúde e gestores, que estão na linha de
frente ao combate à Covid, lidam diariamente com o medo, a ansiedade e o estresse
provocado pela situação. O presente artigo descreve o processo de elaboração de um
material psicoeducativo para auxiliar na intervenção com gestores da saúde do Hospital
Universitário e UBSs na cidade de Londrina. O material foi elaborado como uma das
atividades do projeto “Suporte Covid-19: atendimento aos profissionais e pacientes do
Hospital Universitário-UEL”, desenvolvido por docentes e discentes de Psicologia da
Universidade Estadual de Londrina e colaboradores. Os conteúdos foram elaborados a partir
de material específico sobre como atuar em situação de estresse, desenvolvidos pela
Fiocruz e pela Sociedade Brasileira de Psicologia. O material produzido foi disponibilizado
on-line e por meio de cartazes fixados em locais específicos no hospital.
Referências
4. Cascella M, Rajnik M, Cuomo A, et al. Features, Evaluation and Treatment Coronavirus (COVID-19) [Updated 2020 Jul 4]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing. 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/
17. Chanes M. Os desafios na formação de gestores líderes em saúde. O Mundo da Saúde. São Paulo. 2006; 30(2): 326-331. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/35/desafios_formacao.pdf
11. Chen Q, Liang M, Li Y, Guo J, Fei D, Wang L, He L, Sheng C, Cai Y, Li X, Wang J, Zhang Z. Mental health care for medical staff in China during the COVID-19 outbreak. The Lancet. 2020; 7(4): 15-16. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30078-X
26. Cunha S, Siman A, Brito M. A comunicação como recurso para tomada de decisão de gestores da unidade de atendimento imediato. Brazilian Journal of Health Review. [Internet]. 2020 [citado em 2020 Jul 26]; 3(1): 2374-2383. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-087.
22. Del Prette ZAP, Del Prette A. Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In: Del Prette ZAP, Del Prette A (organizadores). Habilidades Sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2011; 19-56.
7. Desclaux A, Badji D, Ndione AG, Sow K. Accepted monitoring or endured quarantine? Ebola contacts' perceptions in Senegal. Soc Sci Med. 2017;178:38-45. doi:10.1016/j.socscimed.2017.02.009
1. Faro A, Bahiano MA, Nakano TC, Reis C, Silva BFP, Vitti LS. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas). 2020; 37: e200074. Epub 01 de junho de 2020.https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
29. Gonçalves VM, Pacífico CF, Teixeira PG, Nagami V, Zazula R, Gon MCC. Análise dos materiais educativos sobre diabetes para crianças. [Internet]. 2014 [citado em 2020 Jul 26];18(1). Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28576
10. Goyal K, Chauhan P, Chhikara K, Gupta P, Singh MP. Fear of COVID 2019: first suicidal case in India. Asian Journal of Psychiatry. 2020; 49(101989). http://dx.doi.org/10.1016/j.ajp.2020.101989
18. Greenberg N, Docherty M, Gnanapragasam S, Wessely S. Managing mental health challenges faced by healthcare workers during covid-19 pandemic. The BMJ. 2020. Doi: 10.1136/bmj.m1211
5. Guo ZD, Wang ZY, Zhang SF, Li X, Li L, Li C, Cui Y, Fu RB, Dong YZ, Chi XY, Zhang MY, Liu K, Cao C, Liu B, Zhang K, Gao YW, Lu B, Chen W. Aerosol and Surface Distribution of Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 in Hospital Wards, Wuhan, China, 2020. Emerging Infect. Dis. 2020 Jul;26(7):1583-1591. DOI: https://doi.org/10.3201/eid2607.200885
13. Jiang X, Deng L, Zhu Y, Ji H, Tao L, Liu L,Yang D, Ji W. Psychological crisis intervention during the outbreak period of new coronavirus pneumonia from experience in Shanghai. Psychiatry Research. 2020; 286: 112903. http://dx.doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112903
19. Martins FCM, Soares MRZ. (2019). Guia de Orientação:Uma estratégia de Intervenção para cuidadores de Pacientes Oncológicos. In: Estudos em Análise do Comportamento e Saúde.1 ed.Curitiba - PR:CRV. 2019; v.1:125-139.
23. Ministério da Saúde. Fiocruz [Internet]. Brasil: Ministério da Saúde. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/component/tags/tag/fiocruz
24. Miyazaki MCOS, Soares MRZ. Estresse em profissionais da saúde que atendem pacientes com COVID-19. Sociedade Brasileira de Psicologia. 2020. Disponível em: https://www.sbponline.org.br/2020/03/grupode-trabalho-gt-de-enfrentamento-da-pandemia-sbp-covid-19.
20. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva, MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. 2003; 56(2): 184-8.
25. Paiva RA, Randow R, Diniz LP, Guerra VA. O Papel do Gestor de Serviços de Saúde: revisão de literatura. Revista Med Minas Gerais. 2018; 28(5).
21. Rosot N, Rocha MM, Fornazari SA. Elaboração de um material sobre habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH. In: Costa CE, Souza SR, Haydu VB (Orgs.). Psicologia: Avaliação e Intervenção Analítico comportamental. Londrina: Eduel, 2020.
2. Schmidt B, Crepaldi MA, Bolze SDA, Neiva-Silva L, Demenech LM. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas). 2020; 37: e200063. Epub May 18, 2020.https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063
3. Sohrabi C, Alsafi Z, O'Neill N, Khan M, Kerwan A, Al-Jabir A, Iosifidis C, Agha R. World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International journal of surgery (London, England). 2020; 76: 71–76. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.02.034
27. Sousa KO, Barros LM. Estresse e Estratégias de Enfrentamento de Gestores de Saúde. Estud. pesqui. psicol. [Internet]. 2018 [citado em 2020 Jul 26]; 18(2): 496-515. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812018000200007&lng=pt&nrm=iso
30. Souza G, Ribeiro M. Construção de manual sobre cirurgia segura para profissionais de saúde. Cogitare Enfermagem. [Internet]. 2017 [citado em 2020 Jul 26]; 22(1): 01-05. https://doi.org/22. 10.5380/ce.v22i1.46435.
16. Taylor S. The psychology of pandemics: preparing for the next global outbreak of infectious disease. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. 2019.
9. Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2020; 17(5): 1729. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17051729
14. Xiang YT, Yang Y, Li W, Zhang L, Zhang Q, Cheung T, Ng CH.Timely mental health care for the 2019 novel coronavirus outbreak is urgently. The Lancet. 2020; 7(3): 228-229. https://doi.org/10/1016/S2215-0366(20)30046-8
12. Xiao C. A novel approach of consultation on 2019 novel coronavirus (COVID-19)-related psychological and mental problems: structured letter therapy. Psychiatry Investigation. 2020; 17(2): 175-176. http://dx.doi.org/10.30773/pi.2020.0047
28. Ximenes MAM, Fontenele NAO, Bastos IB, Macêdo TS, Galindo NNM, Caetano JA et al. Construction and validation of educational booklet content for fall prevention in hospitals. Acta paul. enferm. [Internet]. 2019 [citado em 2020 Jul 26]; 32(4): 433-441. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400433&lng=en.
6. Zandifar A, Badrfam R. Iranian mental health during the COVID-19 epidemic. Asian journal of psychiatry. 2020; 51: 101990. Advance online publication. https://doi.org/10.1016/j.ajp.2020.101990
15. Zhang C, Yang L, Liu S, Ma S, Wang Y, Cai Z, Du H, Li R, Kang L, Su M, Zhang J, Liu Z, Zhang B. Survey of insomnia and related social psychological factors among medical staff involved in the 2019 novel coronavirus disease outbreak. Frontiers in Psychiatry. 2020(a); 11(306): 1-9. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyt.2020.00306
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.