Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem

Palavras-chave: Ansiedade. Alunos. Covid-19. Ensino Remoto. Pandemia.

Resumo

Introdução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico.

Biografia do Autor

Celia Maria Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutora. Docente Titular do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE – Campus Pesqueira. PE, Brasil.

Colaborou durante a redação do manuscrito, revisão crítica relevante do conteúdo intelectual e na  aprovação final da versão a ser publicada.

Ana Maria Gomes Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduanda no Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira. Participou na concepção do projeto e na análise e interpretação dos dados.

Carolinne Luiza Cavalcanti Hora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduanda no Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira. Participou na concepção do projeto e na análise e interpretação dos dados.

Gabriellen Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduanda no Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira.  Responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra. 

 

José Igor Pereira Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduando do Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira. Responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra.

Maria Fernanda Tavares Lins Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira. Participou na concepção do projeto e na análise e interpretação dos dados.

Ana Karine Laranjeiras Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestre. Docente do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE – Campus Pesqueira. PE.

Colaborou durante a revisão e  aprovação final da versão a ser publicada.

Referências

1. Brasil. Sobre a Doença Coronavírus [Internet]. Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 2020 Set 01]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

2. Câmara PHS. Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial do Estado de Pernambuco [acesso em 2020 Out 06]. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390754

3. Vieira KM, Postiglioni GF, Donaduzz G, Porto CS, Klein LL, Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida [Internet]. Revista Cientifica em Educação a Distância. 2020 [acesso em 2020 Set 29]. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1147/574

4. Paranashop. Aumento de 32% de suicídios durante a quarentena alerta para preocupação com a saúde mental na sociedade [Internet]. Paranashop; 2020 [acesso em 2020 Set 01]. Disponível em: https://paranashop.com.br/2020/07/aumento-de-32-de-suicidios-durante-a-quarentena-alerta-para-preocupacao-com-a-saude-mental-na-sociedade

5. American College Health Association. American College Health Association: National College health assessment II: Reference group executive summary spring 2019 [Internet]. American College Health Association. 2019 [acesso em 2020 Out 06]. Disponível em: https://www.acha.org/documents/ncha/NCHA-II_SPRING_2019_UNDERGRADUATE_REFERENCE%20_GROUP_EXECUTIVE_SUMMARY.pdf

6. Blakemore SJ, Mills KL. Is adolescence a sensitive period for sociocultural processing? [Internet]. Annual Review of Psychology, (65) 187-207. 2014 [acesso em 2020 Set 29]. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Is-adolescence-a-sensitive-period-for-sociocultural-Blakemore-Mills/c277a75901e82be8280142bf9dc69bf3ca3e7d02

7. Wickens CM. The academic and psychosocial impact of labor unions and strikes on university campuses. In M.E. Poulsen (Ed.), Higher education: Teaching, internationalization and student issues. Nova Scotia Publishers; 2011. p. 107–133). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288127874_The_academic_and_psychosocial_impact_of_labor_unions_and_strikes_on_university_campuses

8. Schmidt B, Crepaldi MA, Bolze SDA, Neiva-Silva L, & Demenech LM. Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) [Internet]. Scielo Preprints. Versão 1. 6(37); 1-14. 2020 [acesso em 2020 Set 29]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/SciELOPreprints.58

9. Cespedes MS, Souza JCRP. Hábitos e distúrbios do sono nos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 66(2); 2020. p.116-123. doi: https://doi.org/10.26432/1809-3019.2020.65.001

10. Gritsenko V, Skugarevsky O, Konstantinov V, Khamenka N, Marinova T, Reznik A, et al. COVID 19 fear, stress, anxiety, and substance use among Russian and Belarusian university students. International Journal of Mental Health and Addiction [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Set 29]. doi: https://doi.org/10.1007/s11469-020-00330-z

11. Youngminds. Coronavirus: Impact on young people with mental health needs [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Out 06]. Disponível em: https://youngminds.org.uk/media/3708/coronavirus-report_march2020.pdf

12. Baumeister RF, Leary MR. The need to belong: desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation [Internet]. Psychological Bulletin; 1995 [acesso em 2020 Set 29]. (117) 497–529. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1995-29052-001.

13. Redação. O ensino remoto e a saúde psicológica de alunos e professores [Internet]. Diretoria de Tecnologias na Educação; 2020 [acesso em 2021 Jul 13]. Disponível (em cache): http://eadparavc.dted.ufma.br/?p=2430

14. Miranda KKCO, Lima AS, Oliveira VCM, & Telles CBS. Aulas Remotas em tempo de Pandemia: desafios e percepções de professores e alunos [Internet]. Editora Realize; 2020 [acesso em 2021 Jul 13]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf

15. Andrade JG, TIAGO RA. A busca: alcance sucesso profissional transformando sua vida pessoal. Barra Bonita: Solidum, 2006.

16. Unopar. 5 desafios de estudar em casa e como superar cada um deles [Internet]. Unopar; 2020 [acesso em 2020 Nov 20]. Disponível em: https://blog.unopar.com.br/desafios-de-estudar-em-casa/
Publicado
2021-11-29
Como Citar
1.
Vasconcelos CMR, Oliveira AMG, Hora CLC, Silva Santos G, Batista JIP, Oliveira MFTL, Sá AKL. Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 29nov.2021 [citado 28nov.2022];4(3):145-53. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495
Seção
Relatos de Experiência