O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente

Palavras-chave: Enfermagem. Docentes de enfermagem. Educação em enfermagem. Assistência centrada no paciente.

Resumo

Objetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes.

Biografia do Autor

Bruna Decco Marques Silva, Universidade Estadual de Londrina

Residente de Enfermagem

Lucas Lima Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Residente de Enfermagem

Stephanye Vithória Martins Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Enfermagem

Denise Andrade Pereira Meier, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Doutora Docente do Departamento de Enfermagem

Referências

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Publicado
2021-11-29
Como Citar
1.
Silva BDM, Moraes LL, Silva SVM, Meier DAP. O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 29nov.2021 [citado 28nov.2022];4(3):73-6. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562
Seção
Artigos originais