O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público

Palavras-chave: Educação Continuada; Serviço Hospitalar de Fisioterapia; Sistemas On-Line.

Resumo

As constantes mudanças de ordem econômica, social, tecnológica e científica vividas na atualidade, exigem o desenvolvimento e a qualificação permanente dos profissionais, principalmente daquele atuante no âmbito hospitalar. O e-learning pode ser uma ferramenta para superar problemas de treinamento de um número maior de profissionais. Este trabalho descritivo, relata a experiência de uma proposta de educação permanente em plataforma virtual gratuita para o serviço de fisioterapia de um hospital universitário. Foi realizada uma filmagem de um procedimento de aspiração traqueal utilizando um simulador realístico e criado um grupo na plataforma onde o vídeo foi compartilhado. Inicialmente, a grande dificuldade dos profissionais foi a criação da conta e a familiarização com a disposição dos conteúdos na plataforma, porém grande parte da equipe relatou gostar do formato de educação permanente por e-learning. A atualidade requer um novo tipo de profissional, com capacidade de adaptar-se a novas situações, tais como novas formas de aprendizado.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Schleder, Dra, Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais

Doutora em Fisiologia - UFPR

Mestre em Tecnologia em Saúde - PUCPR

Especialista em Fisioterapia Oncológica - SBFC

Fisioterapeuta do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) - SESA

Coordenadora do Núcleo docente da Fisioterapia do HURCG

Coordenadora da Residência em Saúde Funcional do HURCG

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Publicado
2018-12-14
Como Citar
1.
Melo Mazzo D, Schleder J. O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 14dez.2018 [citado 23dez.2024];1(2):161-7. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63
Seção
Relatos de experiência