O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público

Palavras-chave: Educação Continuada; Serviço Hospitalar de Fisioterapia; Sistemas On-Line.

Resumo

As constantes mudanças de ordem econômica, social, tecnológica e científica vividas na atualidade, exigem o desenvolvimento e a qualificação permanente dos profissionais, principalmente daquele atuante no âmbito hospitalar. O e-learning pode ser uma ferramenta para superar problemas de treinamento de um número maior de profissionais. Este trabalho descritivo, relata a experiência de uma proposta de educação permanente em plataforma virtual gratuita para o serviço de fisioterapia de um hospital universitário. Foi realizada uma filmagem de um procedimento de aspiração traqueal utilizando um simulador realístico e criado um grupo na plataforma onde o vídeo foi compartilhado. Inicialmente, a grande dificuldade dos profissionais foi a criação da conta e a familiarização com a disposição dos conteúdos na plataforma, porém grande parte da equipe relatou gostar do formato de educação permanente por e-learning. A atualidade requer um novo tipo de profissional, com capacidade de adaptar-se a novas situações, tais como novas formas de aprendizado.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Schleder, Dra, Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais

Doutora em Fisiologia - UFPR

Mestre em Tecnologia em Saúde - PUCPR

Especialista em Fisioterapia Oncológica - SBFC

Fisioterapeuta do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) - SESA

Coordenadora do Núcleo docente da Fisioterapia do HURCG

Coordenadora da Residência em Saúde Funcional do HURCG

Referências

1 Hurst KM. Using video podcasting to enhance the learning of clinical skills: A qualitative study of physiotherapy students' experiences. Nurse Educ Today. 2016;45:206-11.

2 Fratucci MVB, Araujo ME, Zilbovícius C, Frias AC. Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços. ABED. 2016;15:61-79.

3 Baldoino AS, Veras RM. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Rev Esc Enferm USP. 2016;50:17-24.

4 Nideck RLP, Queiroz PP. Perspectivas para o ensino na saúde: do ‘apagão educacional’ à política de educação permanente. Trab Educ Saúde 2015;13(1):159-79.

5 Belloni, ML. Educação a distância como modo regular de ensino. Trab Educ. Saúde 2005; 3(1):187-98.

6 SiIva AN, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Cien Saude Colet 2015;20(4):1099-107.

7 McKenna L, Boyle M, Palermo C, Molloy E, Williams B. et al. Promoting interprofessional understandings through online learning: a qualitative examination. Nurs Health Sci 2014;(16):321-6.

8 Padalino Y, Peres HHC. E-learning: estudo comparativo da
apreensão do conhecimento entre enfermeiros. Rev Latino-am Enfermagem [Internet] 2007 [citado 2018 Out 23];15(3):397-403. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692007000300006&lng=en.

9 Carbonero FC. Análise das publicações nacionais sobre educação a distância na área da saúde. ABED. 2016;15:51-9.

10 Assad AL, Silva AM, Mizoi CS, Souza EF, Martin LGR, Cunha LB, et al. E-learning: estratégia educacional para profissionais de Saúde. ResearchGate [Internet]. 2015 [[citado 2018 Out 23]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267430053.

11 Schneider MCK. Educação a distância: desafios para a interação na sala de aula virtual pautados na transposição da tecnologia nos projetos de videoconferência [dissertação]. Florianópolis: Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

12 Stroschein KA, Zocche DAA. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no brasil. Trab. Educ. Saúde 2012;9(3):505-19.

13 Albertin LA, Brauer M. Resistência à educação a distância na educação corporativa. Rev Adm Pública. 2012;46(5):1357-89.

14 Weeks BK, Horan, SA. A video-based learning activity is effective for preparing physiotherapy students for practical examinations. Physiotherapy. 2013;99(4):292-7.

15 Preston E, Louise A, Dean CM, Stanton R, Waddington G, Canning C. The physiotherapy eSkills training online resource improves performance of practical skills: a controlled trial. BMC Med Educ 2012;12:119.

16 Fernandez FM. A perda do conhecimento da empresa originada pelo alto turnover [Internet]. [local desconhecido]: Admnistradores-O Portal da Administração;2006 Abr 6 [citado 2017 Jul 27]. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-perda-do-conhecimento-da-empresa-originada-pelo-alto-turnover/12010/.
Publicado
2018-12-14
Como Citar
1.
Melo Mazzo D, Schleder J. O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 14dez.2018 [citado 26abr.2024];1(2):161-7. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63
Seção
Relatos de Experiência