Teorias administrativas na gestão de qualidade em serviços de saúde

Palavras-chave: Gestão da qualidade, Administração de Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

A adoção das teorias administrativas na prática da gestão de qualidade em serviços de saúde, se torna necessário, afim, de ofertar a melhor a qualidade nos serviços de saúde. Objetivou em conhecer as teorias administrativas e identificar os pressupostos filosóficos das mesmas para aplicar na gestão de qualidade em serviços de saúde, por meio de um estudo teórico-reflexivo, ancorado em uma revisão narrativa da literatura científica. Foi realizada essa consulta do período de maio a julho de 2021. As teorias administrativas encontradas que alinhava a busca de informações e o objetivo dessa pesquisa foram: teoria das relações humanas, teoria burocrática, teoria estruturalista, teoria dos sistemas, teoria sociotécnica, teoria neoclássica, teoria clássica e a teoria contingencial. Considerações finais: As teorias administrativas demostram inovações para o processo de trabalho e denota-se a importância do processo de gerenciar, para novas perspectivas na forma de cuidar e na organização do trabalho, colaborando para a mudança de cultura e de processos das instituições de saúde. 

Biografia do Autor

Beatriz Maria Santos Santiago Ribeiro, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo

Israel Naudimar Meneghini, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Enfermeiro. Especialista em gestão em qualidade em serviços de saúde e hospitalar. Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI - Santa Cruz - Venda Nova do Imigrante – Espirito Santo

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Publicado
2023-02-13
Como Citar
1.
Ribeiro BMSS, Meneghini IN. Teorias administrativas na gestão de qualidade em serviços de saúde. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 13fev.2023 [citado 24dez.2024];6(1):1-2. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/635
Seção
Artigos de revisão