Integração ensino-serviço: relato da implantação do ambulatório pós-covid em um município do noroeste do Paraná

Palavras-chave: Saúde Pública, Assistência Ambulatorial, Atenção à Saúde, COVID-19, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivou-se descrever o processo da implantação de um ambulatório para pacientes pós-covid em um município do noroeste do Paraná. Tratou-se de um relato de experiência enfatizando aspectos gerenciais e operacionais deste processo. O ambulatório estruturou-se pela integração ensino-serviço, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e Instituições de Ensino Superior locais. Os atendimentos iniciaram em agosto de 2021, sendo ofertados por docentes e discentes das Instituições, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. O projeto oferece assistência especializada e multiprofissional associada à pesquisa pós-covid, fortalecendo a atenção à saúde e promovendo o incentivo à ciência. Considera-se que o processo de implantação do serviço sugere resultados exitosos e benéficos. Posto que o ambulatório é pioneiro, a descrição do projeto pode embasar e subsidiar propostas similares no estado e no país, tendo em vista o desafio imposto pela COVID-19 frente à necessidade de seguimento das pessoas no decurso das complicações e sequelas da doença.

Biografia do Autor

Lucas Vinícius Lima, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Gabriel Pavinati, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Clície Arrias Fabri, Secretaria Municipal de Saúde de Maringá

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde, Maringá, Paraná, Brasil.

Juliana Furlan Rabelo, Secretaria Municipal de Saúde de Maringá

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde, Maringá, Paraná, Brasil.

Leidyani Karina Rissardo, Secretaria Municipal de Saúde de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde, Maringá, Paraná, Brasil

Gabriela Tavares Magnabosco, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado
2023-03-22
Como Citar
1.
Lima LV, Pavinati G, Fabri CA, Rabelo JF, Rissardo LK, Magnabosco GT. Integração ensino-serviço: relato da implantação do ambulatório pós-covid em um município do noroeste do Paraná. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 22mar.2023 [citado 22nov.2024];6(1):1-5. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/706
Seção
Relatos de experiência