A assistência farmacêutica em um hospital exclusivo para atendimentos a pacientes com COVID-19
Resumo
A doença respiratória aguda causada pelo novo coronavírus de 2019 (COVID-19) é uma das maiores ameaças à saúde pública do último século. Em junho de 2020, foi aberto em Curitiba (Paraná, Brasil) um hospital exclusivo para atendimentos a pacientes com COVID-19 que atendeu 4116 pacientes até setembro de 2021. Nesse contexto, os desafios encontrados pela Assistência Farmacêutica foram da escassez de medicamentos e materiais médico-hospitalares à imprevisibilidade de consumo dos insumos. Diversas estratégias foram implementadas no enfrentamento destes obstáculos, como o monitoramento dos itens em falta, medidas de controle para diminuição de consumo de insumos, protocolos de substituição, criação de cotas de materiais por unidade de internação, dispensação de kits e análise minuciosa das prescrições. Assim, este relato descreve as estratégias utilizadas para contornar os desafios encontrados na pandemia da COVID-19, para ser útil a outros profissionais da área que se defrontem com um cenário epidemiológico semelhante.
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