Formação para a interprofissionalidade e o matriciamento

Palavras-chave: Educação Interprofissional, Práticas Interdisciplinares, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivou-se analisar as concepções de estudantes do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Educação Interprofissional sobre a formação para a interprofissionalidade e o matriciamento. Utilizou-se da técnica do Grupo Focal on-line para a coleta de dados. O registro da discussão foi submetido à análise de conteúdo. Os resultados delinearam três categorias: 1) Formação em interprofissionalidade, matriciamento e a experiência do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Educação Interprofissional; 2) Potencialidades da interprofissionalidade e do matriciamento; e 3) Desafios da interprofissionalidade e do matriciamento. O Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Educação Interprofissional configurou-se como uma ferramenta importante para o fomento da colaboração interprofissional e do exercício do matriciamento, proporcionando aos estudantes a aplicação dos conceitos e fundamentos da Educação Interprofissional no cenário das práticas.

Biografia do Autor

Meyrielle Belotti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES

Carolina Dutra Degli Esposti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunto do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Saúde Pública. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Bruna Lídia Taño, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação Especial. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES

Magda Ribeiro Castro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES

Flávia Fonseca Venancio, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Residência em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Caroline Travesani Marchezi, Universidade Federal do Espírito Santo

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal do Espírito Santo- UFES. Guarapari- ES

Alexandra Iglesias, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia - PPGP-UFES. Doutora em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES.

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Publicado
2023-03-14
Como Citar
1.
Belotti M, Esposti CDD, Taño BL, Castro MR, Venancio FF, Marchezi CT, Iglesias A. Formação para a interprofissionalidade e o matriciamento. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 14mar.2023 [citado 22nov.2024];6(1):1-7. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/755
Seção
Artigos originais