Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa

Palavras-chave: Comportamento Infantil, Estudantes, Educação Infantil, Comportamento Social

Resumo

Características do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Celia Maria Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Pernambuco

Docente Titular, Doutora em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Elaine Maria Alves Lima, Instituto Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Jáfia Kauane Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Maria Fernanda Feitosa, Instituto Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Maria Hilda Silva Lima, Instituto Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Wagna Oliveira Lourenço, Instituto Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

 Docente Titular, Pós Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Pernambuco.

Raimundo Valmir Oliveira, Instituto Federal de Pernambuco

 Docente. Mestre em Ensino na Saúde. Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Getúlio Rodrigues Cavalcanti Neto, Instituto Federal de Pernambuco

Discente graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco.

Letícia Maria Pinheiro Ribeiro Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Discente graduação em Nutrição. Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Petrolina. Pernambuco

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Publicado
2024-03-13
Como Citar
1.
Vasconcelos CMR, Lima EMA, Silva JK, Feitosa MF, Lima MHS, Lourenço WO, Vasconcelos EMR, Oliveira RV, Cavalcanti Neto GR, Vasconcelos LMPR. Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 13mar.2024 [citado 16nov.2024];7(1):1-5. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883
Seção
Artigos de revisão