Desafios enfrentados durante a consulta de enfermagem aos pais de crianças do espectro autista: revisão integrativa

Palavras-chave: Saúde da criança, Enfermagem, Transtorno Autístico, Pais

Resumo

Objetivo: Analisar, na literatura, como a consulta de enfermagem tem atuado na assistência aos pais de crianças autistas. Método: Revisão integrativa realizada entre março/outubro de 2023 nas bases SciELO, PubMed, BVS, Lilacs, Medline. Utilizaram-se os instrumentos Rayyan, Ursi e Critical Appraisal Skills Programme, para avaliação dos artigos. Resultados: Amostra final foi composta por três artigos, dois em português e um em inglês. O primeiro estudo destacou a importância da Enfermagem no descobrimento do autismo; o segundo, a precariedade da atenção básica e a necessidade de diálogo com os pais; o terceiro evidenciou a interação entre a família e a sociedade, destacando a relevância do trabalho em equipe. Conclusão: Evidenciou-se a falta de capacitação dos profissionais e a ineficácia no diagnóstico precoce do autismo na atenção primária. Por meio deste estudo observou-se que ações de educação permanente são necessárias visando garantir o atendimento integral aos pais.

Biografia do Autor

Celia Maria Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Docente Titular, Doutora em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus
Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil. 

Tainara Ferreira Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Emily Nascimento Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Laisa Marianna Soares Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

José Tiago Melo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Bruno Rafael Melo Leite Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Docente Titular, Pós-Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Pernambuco. Brasil.

Getúlio Rodrigues Cavalcanti Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Letícia Maria Pinheiro Ribeiro Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Discente graduação em Nutrição. Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Petrolina. Pernambuco. Brasil

Raimundo Valmir Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Docente, Mestre em Ensino na Saúde. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

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Publicado
2024-05-27
Como Citar
1.
Vasconcelos CMR, Leite TF, Oliveira EN, Oliveira LMS, Santos JTM, Farias BRML, Vasconcelos EMR, Cavalcanti Neto GR, Vasconcelos LMPR, Oliveira RV. Desafios enfrentados durante a consulta de enfermagem aos pais de crianças do espectro autista: revisão integrativa. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 27maio2024 [citado 3jul.2024];7(2):1-8. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/899
Seção
Artigos de revisão