Desafios enfrentados durante a consulta de enfermagem aos pais de crianças do espectro autista: revisão integrativa

Palavras-chave: Saúde da criança, Enfermagem, Transtorno Autístico, Pais

Resumo

Objetivo: Analisar, na literatura, como a consulta de enfermagem tem atuado na assistência aos pais de crianças autistas. Método: Revisão integrativa realizada entre março/outubro de 2023 nas bases SciELO, PubMed, BVS, Lilacs, Medline. Utilizaram-se os instrumentos Rayyan, Ursi e Critical Appraisal Skills Programme, para avaliação dos artigos. Resultados: Amostra final foi composta por três artigos, dois em português e um em inglês. O primeiro estudo destacou a importância da Enfermagem no descobrimento do autismo; o segundo, a precariedade da atenção básica e a necessidade de diálogo com os pais; o terceiro evidenciou a interação entre a família e a sociedade, destacando a relevância do trabalho em equipe. Conclusão: Evidenciou-se a falta de capacitação dos profissionais e a ineficácia no diagnóstico precoce do autismo na atenção primária. Por meio deste estudo observou-se que ações de educação permanente são necessárias visando garantir o atendimento integral aos pais.

Biografia do Autor

Celia Maria Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Docente Titular, Doutora em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus
Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil. 

Tainara Ferreira Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Emily Nascimento Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Laisa Marianna Soares Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

José Tiago Melo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Bruno Rafael Melo Leite Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Docente Titular, Pós-Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Pernambuco. Brasil.

Getúlio Rodrigues Cavalcanti Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Discente de graduação em Enfermagem. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Letícia Maria Pinheiro Ribeiro Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Discente graduação em Nutrição. Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Petrolina. Pernambuco. Brasil

Raimundo Valmir Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Docente, Mestre em Ensino na Saúde. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Pesqueira. Pernambuco. Brasil.

Referências

1.Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília: Ministério da Saúde; 2014. [acesso em: 2023 abr 04] Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia/publicacoes/diretrizes-de-atencao-a-reabilitacao-da-pessoa-com-transtornos-do-espectro-do-autismo.pdf/view
2. Ribeiro ACP, Nave CR, Antonucci AT, Batistella VA. Fatores etiológicos e riscos associados ao transtorno do espectro autista: Revisão Bibliográfica. Jornal Paranaense de Pediatria. [Internet]. 2021 jul 15 [acesso em 2023 mar 15]. Disponível em: : https://cdn.publisher.gn1.link/jornaldepediatria.org.br/pdf/aop-28.pdf
3.American Psychiatric Association: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders / [Internet]. 5. ed. Washington, DC, Associação Psiquiátrica Americana. 2022. [acesso em: 2023 abr 03]. Disponível em: https://www.academia.edu/96657644/DSM_5_Atualizado_Portugu%C3%AAs_DSM_5_TR_American_Psychiatric_Association
4.Organização Pan-Americana da Saúde. Transtorno do espectro autista [Internet]. paho. [acesso em: 2023 abr 3]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista#:~:text=O%20transtorno%20do%20espectro%20autista,e%20realizadas%20de%20forma%20repetitiva.
5.Costa NM, Santos PR dos, Beluco ACR. A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA. Autismo: avanços e desafios [Internet]. [acesso em: 2023 abr 3]. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/210705226.pdf.
6. Robins D, Fein D, Barton M. Questionário M-CHAT-R para Despiste Precoce de Autismo com Entrevista de Seguimento (M-CHAT-R/F)™ [internet]. 2009. [acesso em: 2023 abr 04] Disponível em: https://mchatscreen.com/wp-content/uploads/2015/05/M-CHAT-R_F_Portuguese_Portugal.pdf.
7.Rodrigues MS. INSTRUMENTOS DIAGNÓSTICOS PARA AVALIAR O AUTISMO - TEA - Instituto Inclusão Brasil [Internet]. Instituto Inclusão Brasil. 2018 [acesso em: 2023 abr 4]. Disponível em: https://institutoinclusaobrasil.com.br/instrumentos-diagnosticos-para-avaliar-o-autismo-tea/
8. Canut A, Yoshimoto D, Silva G, Carrijo P, Gonçalves A, Silva D. Diagnóstico Precoce do Autismo: Relato de Caso . Revista de Medicina e Saúde de Brasília [Internet]. 2014. [acesso em: 2023 abr 06]. Disponível em:https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/4254/3132.
9. Moraes AS, Ferreira TV. Atuação da enfermagem frente ao autismo infantil. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro [Internet]. 2022 [acesso em: 2023 abr 07. 1 (ISSN 2178-6925). Disponível em: https://revistas.unipacto.com.br/storage/publicacoes/2022/779_atuacao_da_enfermagem_frente_ao_autismo_infantil.pdf
10.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?. 1. ed. Brasília. Ministério da Saúde; 2018. [acesso em: 2023 abr 08]. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/publicacoes/politica-nacional-de-educacao-permanente-em-saude-o-que-se-tem-produzido-para-o-seu-fortalecimento_web-2.pdf/view
11. Homercher B, Peres L, Arruda L, Smeha L. Observação Materna: Primeiros Sinais do Transtorno do Espectro Autista Maternal. Estudos e Pesquisas em Psicologia [internet]. 2020. [acesso em: 2023 abr 08]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52585.
12. Nascimento YCML, Castro CSC de, Lima JLR de, Albuquerque MC dos S de, Bezerra DG. Transtorno do espectro autista: Detecção precoce pelo enfermeiro na estratégia saúde da família . Rev. baiana enferm. [Internet]. 2018 [acesso em: 2023 abr 08]; 32. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25425
13. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai. 08]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?lang=pt
14. Silva GA, Cunha LP, Freire MAM, Tocantins FR. Produção Científica, Ações Profissionais E Atenção à Saúde Do Homem: Revisão Integrativa. Revista de Enfermagem UFPE. [Internet]. vol. 10, no. 12, 16 novembro 2016, pp. 4657–4663 [Acesso em: 2023 Junho 8]. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/11535/13437
15. BonfimTA, Giacon-ArrudaIBCC, Hermes-UlianaII C,GaleraIII SAF, MarchetiI MA. Vivências familiares na descoberta do Transtorno do Espectro Autista: implicações para a enfermagem familiar. [Internet]. 2020. Revista Brasileira de Enfermagem. [Acesso em: 2023 maio 2]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/cpkwQJQP8kccvs8zN4LgHCH/?lang=en
16. Myers L., Karp SM, Dietrich MS. et al. Family-Centered Care: How Close Do We Get When Talking to Parents of Children Undergoing Diagnosis for Autism Spectrum Disorders?.[Internet]. J AutismDevDisord 51, 3073–3084. 2021. [acesso em 2023 abr 27]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33140145/
17. Mapell LD, Barbieri MC, Castro GVZB, Bonelli MA, Wernet M, Dupas G. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery, 22. [Internet]. 2018. [acesso em: 2023 jun]. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ean/a/zxYG5PMyxpVZf4YJSfjgyYg/?lang=pt&format=pdf
18. Brasil. Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Presidência da República. Diário Oficial da União. 27 dez 2012. [Acesso em: 2023 maio 2]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
19. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Saúde Da Pessoa Portadora de Deficiência.Brasilia; Ministério da Saúde; 2008. [Acesso em: 2023 maio 2]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_pessoa_deficiencia.pdf
20. Committee on Hospital Care and Institute for Patient- and Family-Centered Care (IPFCC) Patient- and family-centered care and the pediatrician's role.[Internet].2012. Pediatrics.[acesso em 2023 abr 20]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/cpkwQJQP8kccvs8zN4LgHCH/?lang=en
21. Bonfim T de A, Giacon-Arruda BCC, Galera SAF, Teston EF, Nascimento FGPD, Marcheti MA. Assistance to families of children with Autism Spectrum Disorders: Perception soft the multiprofessional team. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2023 [acesso em:2023 out 20] Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.5694.3780.
Publicado
2024-05-27
Como Citar
1.
Vasconcelos CMR, Leite TF, Oliveira EN, Oliveira LMS, Santos JTM, Farias BRML, Vasconcelos EMR, Cavalcanti Neto GR, Vasconcelos LMPR, Oliveira RV. Desafios enfrentados durante a consulta de enfermagem aos pais de crianças do espectro autista: revisão integrativa. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 27maio2024 [citado 26dez.2024];7(2):1-8. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/899
Seção
Artigos de revisão