Conhecimento de educadores sobre Transtorno do Espectro Autista em uma escola pública do Paraná

Palavras-chave: Conhecimento, Transtorno do Espectro Autista, Diagnóstico tardio, Comportamento

Resumo

Verificar o conhecimento de educadores sobre o Transtorno do Espectro Autista em uma escola pública do Paraná. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo, de caráter quantiqualitativo, realizada por meio de um questionário aberto elaborado pelos pesquisadores e aplicado mediante entrevista. Participaram 12 profissionais mulheres, brancas (83,3%), com idade entre 27 e 49 anos, casadas (58,3%), com experiência profissional e especializações diversas, e apenas um vínculo empregatício. Após análise dos discursos individuais e coletivos, e posterior identificação das expressões-chave, das ideias centrais e das ancoragens, as respostas foram categorizadas seguindo três temáticas distintas: Características do Transtorno do Espectro Autista, Fragilidades no desenvolvimento e diagnóstico tardio, e, Posicionamento e conduta frente ao transtorno. Os educadores demonstram conhecimento moderado, mas há uma lacuna na identificação de seus sinais. As descobertas ressaltam a importância da capacitação para reconhecer e lidar com tal transtorno em ambientes escolares.

Biografia do Autor

Géssica Tuani Teixeira, Universidade Paranaense

Enfermeira, Mestre em Ciências aplicadas à Saúde, Docente do Curso de Enfermagem. Universidade Paranaense. Francisco Beltrão, Paraná.

Ruan Victor Santos Harka, Universidade Paranaense

Graduando de Enfermagem. Universidade Paranaense, Francisco Beltrão, Paraná.

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
1.
Teixeira GT, Harka RVS. Conhecimento de educadores sobre Transtorno do Espectro Autista em uma escola pública do Paraná. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 31jul.2024 [citado 26nov.2024];7(3):1-6. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/923
Seção
Artigos originais