Conhecimento de educadores sobre Transtorno do Espectro Autista em uma escola pública do Paraná
Resumo
Verificar o conhecimento de educadores sobre o Transtorno do Espectro Autista em uma escola pública do Paraná. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo, de caráter quantiqualitativo, realizada por meio de um questionário aberto elaborado pelos pesquisadores e aplicado mediante entrevista. Participaram 12 profissionais mulheres, brancas (83,3%), com idade entre 27 e 49 anos, casadas (58,3%), com experiência profissional e especializações diversas, e apenas um vínculo empregatício. Após análise dos discursos individuais e coletivos, e posterior identificação das expressões-chave, das ideias centrais e das ancoragens, as respostas foram categorizadas seguindo três temáticas distintas: Características do Transtorno do Espectro Autista, Fragilidades no desenvolvimento e diagnóstico tardio, e, Posicionamento e conduta frente ao transtorno. Os educadores demonstram conhecimento moderado, mas há uma lacuna na identificação de seus sinais. As descobertas ressaltam a importância da capacitação para reconhecer e lidar com tal transtorno em ambientes escolares.
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