Melhoria da acessibilidade e satisfação do paciente: uma análise da telerregulação em Endodontia e Odontologia para pacientes com necessidades especiais na rede pública municipal de Odontologia de Curitiba
Resumo
Objetivou-se avaliar a efetividade da telerregulação em endodontia e em odontologia para pacientes com necessidades especiais, na rede pública municipal de Odontologia de Curitiba. Estudo quanti-qualitativo, usando métodos mistos, cobrindo corte cronológico de abril/maio de 2017 a janeiro/fevereiro de 2020. Avaliou-se comparativamente o tempo de espera para cada especialidade, o número de encaminhamentos e pessoas aguardando atendimento. Paralelamente, cirurgiões(ãs)-dentistas das respectivas especialidades avaliaram a conformidade quanto ao protocolo de encaminhamento dos casos referidos a eles(as). Ainda, 140 usuários(as) do serviço manifestaram seu grau de satisfação com o serviço telerregulado. Os resultados demonstram uma significativa melhora nos indicadores de acesso e satisfação de pacientes. Os(as) usuários(as) mostraram-se majoritariamente satisfeitos com o serviço recebido. O processo de telerregulação apresenta um nível efetivo de sucesso no acesso às especialidades, com redução de filas e do tempo de espera, mas há necessidade de maior qualificação nos encaminhamentos para endodontia. O nível de satisfação de usuários(as) dos serviços mostrou-se bastante satisfatório.
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