Aprendizagem significativa no processo formativo de profissionais da saúde

uma revisão integrativa

Palavras-chave: Educação Superior, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Política de Educação Superior

Resumo

Verificar quais estratégias de ensino político-pedagógicas podem ser aplicadas no processo formativo dos profissionais da saúde visando a formação de profissionais voltados para a atuação no Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa obtida a partir de buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. De um número inicial de 1525 artigos, aplicaram-se filtros, critérios de inclusão e exclusão e leitura dos estudos. Quatro artigos foram selecionados para esta pesquisa: Destes, elencou-se as seguintes categorias temáticas: integração do ensino-serviço-comunidade; valorização da preceptoria; construção colaborativa do conhecimento; facilitadores e obstáculos de mudanças no ensino. A partir da discussão com os estudos e a literatura vigente, conclui-se que é preciso formar profissionais de saúde capacitados a atuar de maneira crítica, multidisciplinar e em consonância com a realidade da população local e com os preceitos e operações do SUS.

Biografia do Autor

Fernanda Copetti Müller, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde Coletiva. Especialização em Atenção Básica. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Isabela Naves Conciani, Universidade Federal do Paraná

Especialização em Medicina de Família e Comunidade. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Letícia Pinto Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde Coletiva. Especialista em Direito Médico e da Saúde. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mariana Bolzani Bach, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde Coletiva. Especialização em Oftalmologia. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Deivisson Vianna Dantas Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Saúde Coletiva. Departamento de Saúde Coletiva. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Sabrina Stefanello, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva. Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado
2025-02-25
Como Citar
1.
Müller FC, Conciani IN, Corrêa LP, Bach MB, Santos DVD, Stefanello S. Aprendizagem significativa no processo formativo de profissionais da saúde. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 25fev.2025 [citado 26mar.2025];8(1):e989. Available from: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/989
Seção
Artigos de revisão